Não irei discorrer aqui sobre a trova, sua origem, como era na Idade Média e tal e tal coisa. Não. Apenas, simplesmente me lembrar e aos que me lêem que existiu um poeta de nome literário Luiz Otávio que se interessou por este tipo de literatura, estudou o assunto e fez com que se alastrasse pelo Brasil. Fundou a UBT(União Brasileira de Trovas).Teve, portanto, mérito! 18 de julho era o dia do seu nascimento. Ficou então estabelecida esta data como o Dia do Trovador. Nada mais justo.
Aqueles que incentivam a cultura, que impulsionam um povo para a melhoria do intelecto, suavizando as penas da vida merecem ser lembrados com gratidão.
A trova se diferencia da quadra, pois esta faz parte de um poema, não tem vida própria e a trova, não. Ela é livre, sozinha diz tudo. Catulo da Paixão Cearense afirma:" A trova é a mais popular das formas poéticas!" Qualquer pessoa ou sabe ou já ouviu alguma.
De todo lado jogado,
desde os tempos de menino,
eu acho até engraçado
meu destino sem destino...
( Luiz Otávio)
Saudade palavra doce
que traduz tanto amargor;
saudade é como se fosse
espinho cheirando a flor...
(Bastos Tigre)
Duas vidas todos temos,
muitas vezes sem saber:
_ a vida que nós vivemos,
e a que sonhamos viver...
( Luiz Otávio)
Eu, trabalhador desse jeito,
com a força que Deus me deu,
pra sustentar um sujeito
vagabundo que nem eu?
(Orlando Brito)
Já compus algumas, apesar desta não ser a forma na qual melhor me expresso. Sinto-me mais à vontade criando versos livres e versos brancos. Adoto uma maneira particular , natural e despojada de compor. Trabalho(?) com o sentir, com a emoção palpitante, identificando-me com o romantismo, apesar de ser tratado como obsoleto. Nada melhor para mim do que o ritmo intrínseco e a rima desfocada. É um desafio o jeito descompromissado de poetizar com singeleza e naturalidade. Na realidade, é uma forma de composição que exige boa dose de sofisticação.
Mas deixarei de lado minhas opiniões e selarei esta página com algumas trovas de minha autoria:
Coração todo florido,
um jeito macio de olhar,
o branco barco desliza
no azul cinza do mar.
Venho pra ti nesse instante
para aprender a amar
Abre teus braços, querido,
quero contigo sonhar!
Meu coração desmanchou-se
Versos de amor declinou
Grande alegria me trouxe
Meu coração trovador.
O SÍMBOLO DA UNIÃO BRASILEIRA DE TROVAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário