O turista americano flagra a explosão no restaurante, o desmoronamento parcial do prédio, as vítimas sendo socorridas no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Pensou que era um ataque terrorista!... Já estão condicionados... explosão= terrorismo.
O restaurante usava gás ilegal.
Não, Sr. Turista Americano, não precisamos de terroristas. Nós mesmos nos aterrorizamos. Incultos, cheios de empáfia, de soberba, altamente complexados, com baixa autoestima_tanto que valorizamos por demais os outros países. Desprezamos, até mesmo achincalhamos(em filmes que ridicularizam a nossa História, por exemplo), as nossas bases, a nossa origem, o povo indígena, o seio africano, os colonizadores que deixaram suas marcas benfazejas. Somos esta mistura maravilhosa. Fazemos um discurso bonito, mas falso, pois desprezamos nossas origens, sim! Preconceituosos e ignorantes. Não, amigo Sr. Turista, não precisamos de terroristas!...
Importamos comportamentos, vícios e pensamentos. E esta mistura de raças nos fez tão criativos! Infelizmente a capacidade criativa mina-se com a fragilidade de raciocínio e com sentimentos de descrédito arraigados em nós ainda.
Quando melhoramos um pouquinho, o nariz arrebita, o olhar torna-se pedante, a aparência petulante. Mas vamos em frente!... Um dia nós, verdadeiramente, seremos instruídos e saberemos amar este país, respeitando o nosso passado, tentando compreendê-lo, assimilando as diferentes culturas que aqui deixaram suas sementes, cultivando a honestidade e, de uma vez por todas, banindo a ignorância, o atraso e a corrupção.
Não, Sr. Turista, definitivamente, não precisamos de terroristas. Nós mesmos já nos aterrorizamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário