Chuva de pássaros é uma imagem bela, romântica; mas, chuva de pássaros mortos é trágica. A notícia da chuva de pássaros mortos nos EUA, na Suécia e na Itália, sem dúvida, constrangeu-nos a todos, principalmente a nós, amantes das aves e de sua vida palpitante. Não se conhece ainda o que originou tal fenômeno infeliz. Soube da notícia por um site de birdwatchers, onde nos comunicamos e trocamos informações sobre o estudo da vida das aves e do seu meio ambiente.
Parodiando o poeta Machado de Assis, em Soneto de Natal, eu diria: "Mudou o mundo ou mudei eu?" Mudamos, eu creio. Eu me transformo, à medida que acumulo juventude e também pelas intensas provocações que são feitas ao planeta; mudo hábitos, adquiro conhecimento e conecto meu pensar a tantas possibilidades de ação que antes não via. Muda o mundo, de acordo com as gerações que o habitam, que o lançam ao desgoverno. Matanças desnecessárias, abalos provocados ao meio ambiente, atitudes hostis, invenções que prejudicam a vida natural do nosso planeta azul.
A Natureza é sábia, minuciosamente disciplinada, efusiva e forte. Consegue recuperar-se em muitos casos e administrar-se com presteza contra os desatinos da humanidade. Encontra desafios a cada minuto e , pouco a pouco, baixa a sua imunidade.
Mas ela luta desesperadamente contra a doença, contra os desequilíbrios a ela impostos; às vezes, vence a intempérie, noutras, sucumbe.
Ampliar a nossa consciência nos ajudará a entender melhor os mecanismos da existência e isto nos motivará a proteger toda a manifestação de vida. Concluindo afirmo que, para mim, uma das coisas mais bonitas é acordarmos ao som de uma orquestra afinada e gentil à nossa janela.
sanhaço-de coqueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário