terça-feira, 26 de abril de 2011

SEMEANDO POESIA

   Observava tantas pessoas tímidas nos grupos que frequento!...  A alma estava em ebulição, porém, o comportamento era contido, controlado. Em demasia.
   Foi assim que surgiu a idéia de criar um Projeto: Semeando Poesia, onde procurei estimular a criatividade  visando a criação de poemas.
   A experiência proveitosa foi na Biblioteca Popular de Botafogo,  na pracinha da rua Farani e, pouco tempo depois, também na Biblioteca Popular de Copacabana. Nesta, tive a alegria de receber pessoas tão generosas, pois que já são poetas respeitados no meio literário há muito tempo. Ali, portanto, a abordagem foi um pouquinho diferente.

Biblioteca Machado de Assis (Biblioteca Popular de Botafogo)

   Organizei-me, detive-me nas pesquisas dos poetas brasileiros que deixaram marca forte, a servirem de exemplos de expressão. E concluí o Projeto amealhando inúmeros exercícios e atividades específicos para que alcançássemos o nosso principal  objetivo. Procurei direcionar aquelas mentes tão ricas para o caminho da expressão. Sem arreios. Nem cobranças.
  Além de todo um planejamento, incluí também técnicas quase revolucionárias para que aprendessem a se encontrar consigo mesmos. E a partir daí a criatividade evoluísse. A experiência deu certo. Os participantes que continuaram até o final dos encontros se mostraram mais confiantes, alegres  e criativos. Foi uma descoberta! Uma explosão de poemas e idéias enriqueciam nossas tardes. 
   Uma das 'normas' era que não houvesse crítica de maneira nenhuma. Absolutamente proibida! Como somos sensíveis a elas! Geralmente o artista é muito sensível seja qual for sua arte, o caminho de sua expressão. Portanto, há de se ter cautela ao comentarmos sobre a sua atuação. 
   E eu irei além: Pra que serve a crítica? Mário Quintana já dizia que  crítico é aquele que não sabe criar , por isso só lhe resta criticar. Pois quando julgamos a obra, estamos censurando quem a produziu e a humanidade é um tanto cruel. Não é comum as pessoas refletirem sobre o outro. Ninguém imagina o caminho percorrido por aquele artista que está ali, se mostrando por intermédio da sua arte. Pela sua criação ele manifesta a  alma inteira(1).
   Tenhamos portanto mais cautela ao lidarmos com o artista. Esta pessoa que , definitivamente, tem um dom, o de fazer contato com o outro por um caminho mais sutil que os sentidos comuns.  Ele vive em perpétua tensão emotiva e vibração interior(2).
   Semeando Poesia abriu-nos um campo de possibilidades, permitiu-nos um desenvolvimento pelo conhecimento, tornou-nos mais flexíveis, mais atentos às nossas próprias emoções. Mais prósperos.
   Tal como o educador, o artista está a serviço do espírito(3). Ele toca a sensibilidade do outro, interfere em sua corrente de energia e alimenta a alma. 
  

  
   CITAÇÕES :

1- Lioneto Venturi
2 , 3 - prof. Onofre Penteado Neto
  
  
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário