segunda-feira, 20 de maio de 2013

SIMPLICIDADE

     O sono está chegando, a noite começando e eu insisto em escrever. O dia foi bom, sereno como todos os dias deveriam ser, para que não perdêssemos nossas energias em tribulações infindáveis que, muitas vezes, nós mesmos inventamos.
    O viver pode se tornar simples, porém nunca monótono; simplicidade não significa rotina, nem tampouco indiferença à vida que corre. Simplicidade é força da vida; é motor que gera energia e brilhantismo na mente e no coração.
    Esqueçamos os conceitos antigos, façamos uma varredura do mofo acumulado em nossa mente. Sejamos firmes e decididos pra engatar a marcha para o progresso íntimo que requer sabedoria. Sabedoria que será conquistada, pouco a pouco, sem pressa. Sem expectativas também. Será conquistada naturalmente.
   É o futuro de todos nós: o progresso moral. E isso dependerá do conhecimento que tivermos de nós mesmos. Como nos conhecermos verdadeiramente? É muito difícil, mas não é impossível.
    A verdadeira transformação íntima só poderá ser realizada a partir do saber íntimo. Até que todas as máscaras caiam, demora.
    Temos a tendência a acharmos que o outro é quem nos atropela com o seu orgulho, a sua incompreensão, a sua ignorância, maldade, vaidade... Mas o que importa de verdade é sabermos o que ocorre em nós. O outro é problema dele. Não adianta tentarmos revelar o outro porque não conseguiremos.
     Despertar a consciência já é tarefa que solicita a nossa atenção plena.Voltarmo-nos para o nosso íntimo descobriremos uma quase infindável torrente de emoções e  sentimentos que não percebíamos, na pressa, ou na tentativa ingrata de querermos desnudar o outro.Um equívoco comum.
     Arregaçar as mangas_ porque é um processo penoso, trabalhoso,que vale a pena se quisermos ir em frente. É um processo de relaxamento, atenção plena e coragem. Sinceridade!
    A meditação _ qualquer delas, é o método adequado para tal fim. Meditação, não concentração.
    Enfim, estas são  ideias nas quais acredito. Mas cada um terá o seu próprio percurso, o seu próprio entendimento , o seu próprio ritmo e, ao final, todos nós nos encontraremos mais adiante, sentindo o bem-estar daqueles que se libertam das rudezas da ignorância e do desconforto espiritual.

 
 
RELÓGIO
 
DIANTE DE COISA TÃO DOÍDA
CONSERVEMO-NOS SERENOS.
 
CADA MINUTO DE VIDA
NUNCA É MAIS, É SEMPRE MENOS.
 
SER É APENAS UMA FACE
DO NÃO SER, E NÃO DO SER.
 
DESDE O INSTANTE EM QUE SE NASCE
JÁ SE COMEÇA A MORRER.
 
(Cassiano Ricardo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário