sábado, 1 de fevereiro de 2014

ROSEANE, UMA ANTIGA ALUNA

     O tempo passa mas as lembranças persistem... o tempo passa, mas o coração sabe reviver as boas emoções... O tempo passa, passa... e tudo o que foi realizado  parece retornar.
     Digo isto pois estou ainda sob o leve impacto de um telefonema inesperado. Toca o telefone , atendo e uma voz doce me revela uma antiga aluna que ainda se lembra de mim .
     Recordo cada aluno em detalhes. Sua personalidade, sua aparência, seu comportamento, suas qualidades. Como foram importantes estas pessoas na minha existência! Trouxeram a alegria pra refrescar o coração, trouxeram o encanto da pureza que se revelava nos mínimos atos, nas palavras, nos sorrisos; o alento pra combater qualquer indesejado desânimo; a oportunidade para que eu pudesse me realizar, ajudando-os em sua formação; trouxeram o vigor da infância, ansiosa para aprender, para se divertir, para viver.
     Por alguns anos me dediquei  à educação. Cada ato meu era composto de muito amor. Amei  também com a pureza da minha alma e com todo o vigor do meu espírito. Era entusiasmada, preparada, estudiosa e determinada.
     Hoje percebo, decorridos cerca de quarenta anos, que valeram a pena os esforços e toda a dedicação.
    O telefonema da antiga aluna encheu-me de alegria. Relatou-me fatos que minha memória não alcançava mais. Mas à medida que foi contando, fui relembrando. Quanta felicidade!
    Esta é a recompensa para um professor: que os seus alunos se tornem pessoas de bem,  com possibilidades de serem felizes pela própria conduta, pelo  próprio esforço continuado. Nós, professores, contribuímos para a  construção do ser.
     Deixei marcas no coração e na mente da minha querida Roseane. Aquela menina cheia de encantos e meiguice  tornou-se valorosa mulher, guerreira, destemida, mãe e esposa extremada. Lembra-se de mim com tal ternura que agradeço comovidamente.
     O professor é a peça mais importante na educação e na formação de um povo. Com o espírito radiante recebi as palavras de afeto. E elas permanecerão para sempre no meu coração cheio de gratidão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário