quinta-feira, 10 de abril de 2014

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO...

      Dia amanhecido__
entre os céus e a terra
os sons dos pássaros



      Saí cedinho para caminhar pela orla. A brisa refrescava o outono e animava-me.
     Já no Arpoador, onde procuro comungar com toda aquela beleza, aquele esplendor natural,  passei próximo a um grupo de jovens que, notava-se,  tinha pernoitado ali.
     Perambulantes nas praias, arrumavam suas sacolas improvisadas com os poucos pertences e, ao manuseá-los,  sentia-se um forte mau cheiro.
     Ao passar pelo grupo, ouvi parte da conversa em que um deles 'orientava' o bando a usar corretamente determinada droga. Misto de horror e profunda piedade sacudiram meu espírito.
    Depois o grupo se dispersou calculadamente. De dois em dois se afastaram.
    De modo que, nem mesmo o insistente canto do bem-te-vi, nem mesmo todo o mar de ondas salientes, nem mesmo todo o azul reinante  conseguiram desanuviar  o meu coração. Sinto dó da juventude equivocada, carente, sem ideais nem força, sem discernimento. Tão sós, tão sofredores, tão perdidos...
     Busquei a companhia do sol, presente nesta manhã silenciosa e sentei-me, quieta, num dos bancos de madeira, ao lado de uma palmeira, cujas palmas, ao sabor da brisa delicada, deslizavam pra lá e pra cá, suavemente.
     Aos poucos, fui me conectando àquela maravilhosa paisagem e percebendo os gorjeios das lavadeiras-mascaradas próximas a mim. A natureza palpitava  e me uni a ela durante um bom tempo.
     Deixei o recanto onde recobrei energias e reiniciei  a caminhada da volta, não sem antes bebericar uma água de coco.
     Surpresa maior me esperava no quiosque! Ao invés de músicas inexpressivas o que ouvíamos ali era uma tocante Ave-Maria! Não podemos deixar que o abatimento se aninhe no coração; a vida nos reserva sempre surpresas, geralmente boas!...
    
    
    
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário