domingo, 8 de abril de 2018

BOA FAXINA!...

     Mesmo sem chuva, como faz bem arrumar gavetas! Porque dia de chuva é que é dia bom de arrumar gavetas...
     Foram para o cesto do lixo as caixinhas vazias de sabonete que servem para aromatizar, os papéis delicados e floridos que forravam o fundo delas, algumas peças em desuso. Enfim, esta será uma tarefa que levará alguns dias. E pressa pra quê?
     Um dos lenços de seda teve um destino certo: foi para uma loja de moda feminina que os recolhe e os distribui para mulheres que perdem os cabelos em tratamentos difíceis. 
     Toda mulher gosta de renovar suas roupas,  suas tralhas, principalmente em mudança de estação... É preciso arejar os armários.  Trocar os lugares, organizar de modo diferente! É revitalizante.
     E, junto a esta atitude saudável, é bom aproveitar para retirar da mente pensamentos antigos que já mais não servem, atulhando e atrapalhando a criatividade, que precisa de um campo limpo e ventilado para brotar viçosa.
  Um jovem monge  nos aconselha a que mantenhamos tudo limpo e perfeitamente em ordem ao nosso redor, no ambiente em que vivemos. Encontrei o livro assim, por acaso, logo que entrei na livraria. Bati os olhos , peguei o exemplar , acomodei-me numa  poltrona de veludo e me deliciei com a leitura.
     E como "um dos discípulos de Buda encontrou o nirvana varrendo"... amigas/amigos, se puderem, encarem esta tarefa com serenidade e alegria!Então, tudo o mais, deduzimos que seja benéfico para o espírito.
     Chega uma etapa da vida que os interesses materiais diminuem. Vejam só: semana passada entrei no cinema disposta a ver um filme(francês)que achei que fosse legal. Bons artistas(Juliette Binoche e Gérard Depardieu, entre outros) e um título otimista: Deixe o sol entrar!
    Já na fila, no entanto, a senhorinha à nossa frente avisou--me, com ar de sabe-tudo: "Não vá assistir este filme! " E apontou para o cartaz ao lado. Retruquei então que A Livraria eu já tinha visto e os outros filmes passavam em sessões à noite e que isto não nos convinha.
     Fez uma careta e meneou a cabeça grisalha , de um lado para o outro. Estava ali para comprar seu ingresso para o dia seguinte . Nunca dá certo comigo. Quando me antecipo, as coisas nunca saem como imagino...
     Comprei minha pipoca salgada e entrei confiante. Enrolei-me na echarpe que sempre trago comigo(estas salas são muito frias!), peguei os óculos e me senti confortável.
     Mas a senhora tinha razão. O filme é de uma pobreza só. Depardieu faz papel de um vidente no final e acho tudo muito bobo. A personagem principal é de uma tolice que dá dó. Enfim, mais uma história sem graça, desprovida de riqueza, de pensamento, de componentes que verdadeiramente nos atraiam e prendam a nossa atenção. Desperdício de talentos.
   Sem perder o fio da meada, apostemos em  atividades que enriqueçam o espírito. Não há outra saída!  A vida corre como um sopro...
     Boa distração, atividade intelectual, boa leitura, música e limpeza, muita limpeza! Cada uma tem o seu significado. Se for feita com esmero e boa vontade conquistaremos qualidades imprescindíveis ao equilíbrio e à alegria, afirma a sabedoria oriental. 
     Roupa suja acumulada? Panela do almoço ainda na pia? Livre-se do desassossego e da fraqueza de espírito. Lave. Limpe. Mas todo o trabalho realizado com consciência e naturalidade.
    'Bora começar agora?
 
    
    
    
    
    
    
    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário