quarta-feira, 9 de maio de 2018

PARA COMEÇAR O DIA

     Ela foi caminhar um pouco. A manhã estava sem nuvens, somente algumas esgarçadas rosadas, como fragmentos ralos. Deteve-se no calçadão. Afinal, havia um banco livre, à sua espera. Um desses de cimento, sem encosto, bem tosco.
     Quase chegando, um cãozinho pula nele. E o dono admite, com um  breve piscar de olho. Ela não desistiu. Sorriu com o seu melhor sorriso , para o homem, que ficara de pé e para o seu cão, já sentado e olhando-a fixamente, com um rosnado leve e constante. Ficaram alguns minutos assim e logo foram embora.
     Pois não titubeara. Queria tanto apreciar o mar! E não seria um mal-humorado  pitbull que ia impedi-la! A paisagem marítima fica deslumbrante em tempos de outono. O ar leve e um brilho fulgurante, límpido, se destacam.
     Ficou ali por um bom espaço de tempo, até sentir todo o seu corpo aquecido e sua alma recheada de bem-estar. Lembrou-se do místico indiano Inayat Khan(1882-1927): " Todas as coisas existentes que vemos, ouvimos e percebemos, vibram. ... é a vibração que faz as árvores crescerem, os frutos amadurecerem, as flores desabrocharem... a existência do nosso corpo, pensamentos e sentimentos."
     E continuou a observar tudo à sua volta. E a sentir toda aquela refrescância como uma libertação e um aprendizado.
     Ao longe, um barco de pesca balouçava, suave e, na areia, bem embaixo de onde estava, uma simpática lavadeira-mascarada(Fluvicola nengeta) emitia seus trinados e saltitava sem parar. À frente, no  momento em que uma onda se agigantou,  alguns pássaros mergulharam, parecendo tão felizes! Vinham de longe, em bando comprido,  voando rápido.
 
     No alto, acima dela, várias fragatas( Fregata magnificens) rodopiavam, talvez estivessem presas, por instantes, numa roda de ar quente. Voavam baixo e ela pode observar os machos e as fêmeas naquele bailado ininterrupto e singular.
    " O que mais poderia desejar nesta manhã? ", pensara. Nada mais. Estava tão satisfeita que resolveu, então, regressar para casa e tomar o seu café .
    
    
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário