sábado, 10 de novembro de 2018

O GRANDE HARMONIZADOR (cont.)- a cor verde

    " Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que a vossa vã filosofia!"_ Exclama Hamlet , personagem de William Shakespeare, ao ver o fantasma do pai.
     Mas sobre a influência das cores , será que esta exclamação faz sentido? Ou o estudo das cores tem procedência na Ciência?
     Pois saibam que cada cor é um tipo de vibração_ energia que está em relação íntima com a matéria(teoria redescoberta por Einstein) e seu estudo remonta a um passado longínquo. Aqueles que se debruçaram sobre este assunto eram médicos, cientistas e sábios do Oriente: Abraham, Mac Naughton, Dinsha, Harish Johari, Garde, Swami Satyananda, John Ott, Jules Régnault, René -Lucien Rousseau...
     Todos estes  e muitos outros mais pesquisaram, tiraram conclusões e provaram a influência da cor sobre o corpo e também sua atuação nas emoções.
     O genial Leonardo da Vinci foi um dos maiores investigadores da Ciência da cor. Então, a coisa não é brincadeira. É um estudo empolgante e sério. Apaixonante.
     Vamos às dicas sobre a cor verde?
     O verde é abundante na natureza que nos cerca! Assim fica mais fácil mentalizá-lo.
     É o raio que trabalha o afeto, simboliza o equilíbrio(sem amor não há equilíbrio!), traz paz, acalmando a tensão nervosa.
     E para o corpo físico, trará saúde mais vigorosa. Portanto, * dica valiosa * a cor verde é um tônico para o corpo, a mente e o espírito.
     Boa para o coração (controla problemas emocionais que levam aos ataques cardíacos), nervos e cérebro. Combate infecções e é um poderoso cicatrizante.
    * dica valiosa * Neutraliza as vibrações dos tumores malignos, desacelerando o processo.
     ➟ Quer saber se existe contraindicação para esta cor? sim! * dica preciosa * Se for usá-la( peças de roupas, por exemplo)ou visualizá-la  por muito tempo, provocará desordens íntimas, como a inveja e o ciúme.😞
     Sentar-se num banco diante de um jardim_ um calmante verde_ e apreciar cerca de uns vinte minutos, além da  beleza das flores , principalmente, a verdejante composição, nos trará uma paz profunda e benfazeja.


      * fica o alerta* Mesmo em períodos de grande perturbação_ emocional ou mental, devemos ter cautela, usando a cor verde durante pouco tempo.
     Diz Kandinsky, em seus estudos sobre cores na pintura, que o verde absoluto, para muitos, só emana tédio(efeito passivo).Na realidade, passa-nos uma sensação de autossatisfação, de um contentamento repousante.
     Lembro-me de uma amiga de infância que, ao comentar que eu frequentava assiduamente o Jardim Botânico, ela meneou a cabeça e disse: " Quando fui lá certa vez, senti melancolia..." Talvez identificasse como melancolia esse estado de profundo repouso, que nos retira da agitação em que estamos mergulhados, muitas vezes sem perceber!
     Portanto, a cor verde é calmante, regenerativa e  refrescante! Ajuda na cura de apendicite, hemorroida, gripe, dores de cabeça, e muitas outras.  
     *dica fundamental* Vestir-se e rodear-se desta cor é desaconselhável, pois irá provocar desordens sentimentais, como o aflorar da inveja e do ciúme, já dito acima. Usá-la pontualmente será um poderoso recurso para a cura de um grande número de males físicos e psíquicos.


     " Há quem pergunte
por que vivo
nestas verdes colinas.
Sem responder, sorrio,
de coração sereno,
enquanto as flores de pessegueiro
flutuam
   ..."
 (Li Bai)
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário