sexta-feira, 14 de agosto de 2020

RESISTIR!

"Estou só e escrevo para minha alegria." Quem assim falou foi Matsuo Bashô , nascido em Tóquio, em 1644 e falecido no ano de 1694, em Osaka. O samurai que encontrou a paz e o equilíbrio renunciando à vida mundana, vagando por todo o país para ganhar inspiração a compor haikais: Cala-se o sino O que chega a mim agora é o eco das flores Assim como o mestre japonês, estou só. E como ele, também escrevo para minha alegria: Clara manhã _ andorinhas pelo céu em voos divertidos Na cultura japonesa nos abastecemos de suave contentamento. Vejam só: Se você aprender ikebana, trará luz ao seu coração aflito, parece que uma garça pousou no seu coração delicadamente. Há muitos anos, aprendi esta arte,no Instituto Cutural Brasil-Japão, envolvendo-me com as flores em arranjos simplificados e cheios de significados. Havia, na turma,até um policial com o intuito de relaxar do constante stress em que vivia mergulhado. Procuro saturar-me de coisas belas que este nosso mundo ainda tem. Mas, às vezes, não é fácil! Como agora, por exemplo, com o aparecimento deste vírus, que nos alerta para a crua realidade: o nosso "controle" é quase nenhum... Somos, parece-me, insignificantes, despreparados, e ficamos aturdidos quando algum fato diferente, inusitado muda as nossas precárias intenções. Perdemos a vida que tínhamos, até bem pouco tempo... Usamos máscaras, lavamos nossa vestimenta assim que chegamos da rua, nos distanciamos das pessoas...E não adianta me dizerem: "Vai passar!" Sim, tudo passa, mas isto não me consola. A verdade é que temos que aprender a viver num mundo novo. Falamos menos, pensamos mais, resistimos. O mestre Bashô resistiu, venceu o seu grande orgulho e a sua insatisfação constante, não com o sabre, mas com a poesia voltada para a natureza. Quem sabe este é um caminho? Como você resiste?

Nenhum comentário:

Postar um comentário