segunda-feira, 7 de março de 2011

SOBRE O CARNAVAL

   Segunda-feira chuvosa de carnaval. Rio de Janeiro, cidade que já foi ' Maravilhosa'; hoje, restam-nos as lembranças dos carnavais de rua( e olhe que eu não sou saudosista), principalmente no centro da cidade, onde eu ia com meu pai apreciar  os fantasiados, os mascarados, os foliões, os blocos verdadeiramente alegres e inocentes('Ei! Você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí...´).
   Pela tv víamos os grandes bailes, Clovis Bornay_imbatível em suas criações e outros que se tornaram famosos por conta das fantasias. Eram momentos  que passávamos com a família, bebendo guaraná e beliscando os pequenos petiscos.
   Há poucos anos ainda vi algo que mexeu comigo: o Bloco dos Mendigos, aqui, em Ipanema. Tinha que ser. Em Ipanema tudo acontece... O bloco era incrível, animado e os mendigos das redondezas__ não sei como__ se organizaram e festejaram Momo!
   Hoje, os mendigos estão por aí (cadê a Prefeitura?) sujos, aliás, sujos somos nós que tomamos sorvete e nos lambuzamos, ficamos sujos; ou, li jornal e sujei as mãos...mas os mendigos estão imundos, deitados em cada esquina, fedidos, alguns catando latas de cerveja pra sobreviver.E haja latas de cerveja! Eta povo beberrão! E mijões. Na pequena saída que dei ontem ao mercadao,  três senhores(!!?) fazendo xixi no muro do Hospital de Ipanema, à frente dos transeuntes e dos seguranças do hospital! Que feiúra!
   Sexo, orgia, bestialidade, loucura, feiúra __este o carnaval dos tempos atuais. Com exceção de algumas cidades do interior, de Recife, onde ainda o frevo monopoliza a atenção e em Parati, onde estive em 2000.
   Algumas beldades(?) parecem verdadeiros monstrengos com suas bundas preenchidas  e seus peitos empinados e enormes. A delicadeza e a formosura já não estão mais na moda. Perderam a vez para a feiúra e a deformidade. E ainda pagam para ficarem tão distorcidas .
   Os homens estão estranhos. Cadê os homens educados, cultos, gentis? Agora são uns grandalhões bombados e, quando parecem normais, vivem tão estressados que não há quem os aguente!
   Na minha infância, morei numa bela casa de uma bucólica vila e, na época do carnaval, ia para a janela ver os fantasiados; o que me dava mais medo e , por isso, era o meu preferido, era o gorila! Como eu gostava de vê-lo! Ele dramatizava e todos nós ficávamos esperando por ele aparecer, todos os anos. Agora, não vejo mais isso, só vejo sujeira e alienação.
   Hoje cedo fui até o Caixa Eletrônico e me deparei com imundícies e fedentina. Ia voltar lá para fotografar, mas me detive, pois sempre foi meu objetivo encher os olhos e os ouvidos das pessoas de boas novas, de belas imagens. Então, desisti. E enviar para a Prefeitura, adiantaria?

    crianças cobertas de lama__tradicional brincadeira do carnaval na cidade de Parati

Nenhum comentário:

Postar um comentário