terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DA ARTE, DA BAHIA , DO CARNAVAL

     Estou em Salvador, novamente, nesta cidade caliente e ruidosa, de povo amoroso e hospitaleiro. Sua gente é simples, extremamente cativante, criativa e alegre. Estou nos braços de Iemanjá!...
     Queria ter a mesma desenvoltura de Caribé e expressar meu amor pelo traçado espontâneo e vigoroso do artista argentino,naturalizado brasileiro, apaixonado pela Bahia. Como sempre, o artista sensível de outro país valoriza mais o nosso do que nós mesmos, os brasileiros. Carybé via  beleza tanto na natureza pujante, espalhafatosa daqui como também na sua arquitetura,nos rituais de ascendência africana, na capoeira, enfim, na cultura baiana.
     Quisera eu colocar-me à disposição dessa corrente maravilhosa de sintonia com a arte e deixar-me envolver pelos deuses da beleza e permitir-me  arrebatar pela inspiração. Sem censuras, nem cortes.
     Às vésperas do carnaval que, por aqui, manifesta-se de modo superlativo, em virtude da minha natureza que preserva a paz de espírito, dentre outras atividades prazerosas, leio. E surpreendeu-me a linguagem diferente e inovadora de Clarissa Pinkola Estés, escritora mexicana, em A Ciranda das Mulheres Sábias.
     Gostaria de citar aqui, neste meu blog, algumas idéias projetadas pela autora, porém "... nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida..." Uma pena!...
     Enquanto ideias tolas e mesmo fatos nocivos são reproduzidos pela mídia enfaticamente, idéias positivas e avançadas estão prisioneiras num livro. As ideias que lanço nos livros que escrevi, se forem disseminadas, eu exultarei de alegria. Claro, preservando-se a autoria. Adianta pouco lançarmos ideias ao mundo e confiná-las!
    
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário