domingo, 19 de fevereiro de 2012

MERGULHO

       Consegui mergulhar na natureza. Cedinho, Ipanema ainda preserva sua beleza delicada, sua pureza. Aves marinhas  afoitas e alegres vão em bando, num voo tonto, paralelo às águas remansosas. Toda esta beleza arrematada pelo movimento sinuoso dos morros ao longe. Em frente à praia, o arquipélago das Cagarras, com suas ilhas pintadas de branco pela tinta escorregadia das fezes dos grandes pássaros que têm, ali, o refúgio preservado. 
       Estendo minha canga colorida na areia ainda fria. Ajeito minha pequena bolsa de palha sob ela, junto às havaianas. Caminho, devagar, ao encontro do mar. Águas geladas criam um desconforto inicial; mas, logo depois, um incitamento e, minutos após, um vigor, uma energia que vai num crescente quase até a uma explosão de alegria. Sou uma criança, querendo brincar nas águas que, aos poucos se encrespam, ruidosas.
       Volto, devagar, sentindo a areia sob os meus pés. O frio passou. O sol num amornar gostoso vai tornando novamente agradável a sensação. Fico uns segundos em pé, deixando a água escorrer pelo meu corpo revigorado. Fecho os olhos para não perder esta conexão com o bem-estar.
       Já começam a chegar as famílias barulhentas, as senhoras sós com as suas bolsas enormes, seus chapéus de abas largas, sua maquiagem desfigurante; os velhos solitários com o jornal embaixo do braço. Alguns alugam cadeiras na esperança de fazerem perdurar o conforto.
        Entrego-me à ventura. Deito-me, fecho os olhos e me sinto à mercê das brisas matinais que perpassam todo o meu corpo numa suavidade encantadora. Presto  atenção ao ruído do mar no vai-e-vem das ondas e ao caminhar do vento suave. Intrigam-me os cantos dos bem-te-vis próximos a mim.
       Já refeita de qualquer cansaço, com o coração sereno, sento-me a contemplar o oceano, as cores dos céus, as crianças trazendo a pureza.
       Nada justifica o desânimo perante incompreensões, a raiva diante das injustiças, a tristeza ante a maldade do ser humano. A experiência na natureza, simples e forte ao mesmo tempo nos torna lúcidos, felizes e amorosos.
       Comecei muito bem o meu dia.
      
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário