quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MAS... O QUE É ISSO?...

 

   O que é o ressentimento? Elaboro aqui pensamentos para tentar entender este sentimento avassalador, apesar de frio e recôndito no coração. É lá que ele se instala, sorrateiramente, originando doenças e melancolia. Uma grande nuvem escura sempre presente no coração. Este nefasto e profundo sentimento interfere no estado da saúde do corpo e na do espírito.
    Penso até que é uma '' do sentimento, um passo atrás do bom sentir, um stop momentâneo na caminhada da evolução, que é natural a toda a humanidade. E como disse o Mestre Paramahansa Yogananda: " Todas as pessoas do mundo estão no caminho espiritual", pois ao longo da vida, as experiências  nos levam ao autoconhecimento, às revelações e à suprema conquista da espiritualização.
    E por que uns vão mais à frente, enquanto outros  devagar e outros, ainda, nesta existência não conseguem chegar a um ponto de equilíbrio, felicidade e paz?
    Cada um tem sua individualidade; nuns, a consciência já despertou; noutros, ela  ainda está adormecida. Basicamente, é isso. E com a consciência desperta já é um bom começo. A criatura aos poucos se desvincula da poeira de ilusão que encobre a verdade da vida. Identifica e se desinteressa pelas futilidades, pelos afagos ao ego; desconecta-se naturalmente dos maus sentires, da inveja, da raiva, da intolerância.
    Porém, há os sentimentos muito arraigados que somente com a prática constante da meditação consegue desvencilhar-se, permitindo que emerja seu puro , seu cristalino coração, tal como foi concebido, criado. Por meio desta prática descobre-se 'um paraíso portátil no coração'. É uma prática definitiva. Age profundamente.  Num belo dia, inadvertidamente, ocorrerá  uma explosão de Amor que permanecerá em si.
    Ao invés do esforço a limpar algo esfregando cansativamente,  mais prático e eficiente será  deixar  simplesmente a água límpida banhar aquilo que está sujo. Ao invés de lutar contra algum sentimento ruim que, revelado, possa ser motivo de perturbação, contemplemos a Natureza, façamos desta atitude uma prática metódica; procuremos nela tudo o que nos transmita lucidez e paz, alegria sã e felicidade. Qualquer coisa pode ser transformada.
    Quando menos esperarmos seremos felizes, porque realizados no Amor. Todo homem contém o Amor em si. Toda árvore , toda montanha, todo rio, todo mar também .  E Amor é calor. O Amor é quente, a indiferença é fria.
    Para ser livre da dor é preciso amar.  O ressentimento é destrutivo, causado por uma antiga submissão a um sofrimento; um comportamento íntimo, desfigurado, daquele que escolheu tornar-se 'vítima' e acusa permanentemente a um outro; assim,  mina a vitalidade desapercebidamente. A chave da cura é o Amor. Ele é o fluxo.  
   
   
   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário