quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

VOCÊ QUER UM ANO REMENDADO OU REALMENTE NOVO?

     Ano novo e tudo continua igual... Acende, talvez, uma luzinha débil no coração já cansado de que a esperança retorne, a humanidade se  torne mais afável e que a consciência das criaturas desperte. Mas bem lá no fundo sabemos que não adianta mudar o ano... A cada dia podemos transformarmo-nos e, aí, sim, o mundo irá mudando para melhor, claro. Este é o nosso desejo: vida nova a cada dia!...
     Como disse o poeta :
      "...
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre."
 


    Fui assistir à queima de fogos, apesar de não suportar barulho nem foguetório. Mas fui, atendendo a um convite de amigos. 
     Ver todo aquele povo se lascando com tanta bebida, ouvir  grunhidos alienados, todos movidos por uma grande agitação é de partir o coração. Sinceramente? Não me alegra a alma. Mas a companhia de amigos, isto sim, para mim faz algum sentido.
     Vi passarinhos esbaforidos fugindo dos ninhos, entontecidos com aquela algazarra e, principalmente com aquele barulhão todo. Fugiam e voavam atordoados em direção contrária àquele infernal tumulto. Para eles, os pássaros que vivem nas árvores da orla, o ano começou mal.
     Ilusão, ilusão, ilusão... O ser humano ainda valoriza o falso, a mentira, o engano.
E novamente me detenho nas palavras do poeta:
 
"Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
...
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
..."
 


     Para mim, o que valeu mesmo na passagem do ano, além, claro, de compartilhar precárias alegrias com amigos, foi conferir  a presença da lua, enorme, gorda, linda, testemunha e pano de fundo desses folguedos típicos. Ó luar tão belo!...
 
 
 
Nota: os trechos de poesia são de autoria do poeta Carlos Drummond de Andrade em Receita de Ano Novo


Nenhum comentário:

Postar um comentário