domingo, 2 de novembro de 2014

TUDO LIBERADO!

     Hoje foi um domingo diferente. Sim, digo 'diferente' porque hoje são 2 de novembro e todo mundo estava lá. Estavam lá no shopping, lotando os restaurantes, os jovens fazendo algazarra, crianças correndo, muita azaração, sorrisos, cantadas, diversão.
     Uma cafeteria a que estamos acostumadas a sorver nosso cafezinho, entre conversas e trocas de ideias, hoje, especialmente hoje, estava lotada! E mudamos de rumo pra não perdermos a prosa.
     Nada nos iria abater; afinal, esperávamos, eu e minha amiga de longa data, pela tarde do domingo para colocarmos as novidades em dia.
     Nada disto seria estranho para mim se hoje não fosse  Dia de Finados, uma data especial, em que reverenciamos os nossos mortos. Uns vão aos cemitérios levar flores, outros às igrejas a fazer prece. Mas todos, sem sombra de dúvida, respeitosos na lembrança dos que já se foram.
     Quando criança, lembro-me, minha mãe vivia a me chamar a atenção e eu ficava sempre muito desconcertada, pois desagradava-me o fato de não corresponder à sua  expectativa! Tínhamos que permanecer em silêncio quase absoluto nesse dia e, como eu vivia cantarolando, era preciso que me controlasse.
     Aquilo era um verdadeiro sacrifício para mim! Ficar de boca fechada para não faltar com o respeito aos mortos! Que decisão macabra!... Será que eles __os mortos, então, estariam ali, perto de nós, para se incomodarem com o nosso cantar?
     E olha que eu caprichava no repertório! De Sarita Montiel a Carlos Gardel, passando por Emilinha Borba.  'Granada' era a minha favorita; eu abria os pulmões, soltava a voz, sem nenhum pudor, sem constrangimento, sem crítica.
     Mas, o tempo vai passando , a gente amadurece e a sociedade muda. Os comportamentos acompanham esta mudança. Nada de silêncio! As canções estão liberadas! Só peço a Deus numa prece que emudeça quem quiser cantar funk. Aí, seria demais para  qualquer mortal __ vivo ou falecido, cuja sensibilidade esteja aflorada ainda, aqui ou no além.
    
    
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário