segunda-feira, 17 de agosto de 2015

"_TRANQUILIDADE?... UMA OVA!..."

     Já que teria mesmo que sair à tarde para fazer fisioterapia, minha amiga resolveu aproveitar e assistir a uma comédia francesa, cuja história foi baseada num livro, onde o autor se inspirou na obra de Flaubert_ Madame Bovery, causa de escândalo na época de seu lançamento, em 1857. 
     Assim, lá foi ela, ansiosa para rever um dos seus atores prediletos__ Fabrice Luchini, impagável e impecável como o padeiro da trama. O personagem é quem inicia o filme, falando brevemente conosco algo parecido:"__ Harmonia e tranquilidade no interior da França? Uma ova!..."
     Traduzida em legendas como "uma ova!" a expressão idiomática fica engraçada e adequada ao personagem francês com aquele 'biquinho' característico dizendo: "__ Des clous!"
     Chegando ao cinema, deparou-se com uma fila! Hoje, segunda-feira? Certamente pessoas que, como ela, já não saem aos domingos, pois mora num bairro turístico sempre apinhado de gente . Deixam para passear às segundas, isto está virando um hábito dos moradores da região.
     Assim que entrou na fila, uma senhora vem logo atrás, e não pára mais de falar...
     __Ah, qual o filme que você vai ver?
    __ Gemma Bovary, respondeu  minha amiga, percebendo a agitação e certo entusiasmo da senhora.
     Trajava uma brilhosa calça  comprida preta e justa, um blusão de lãzinha quadriculada em preto e branco , carregava uma enorme bolsa escura de verniz  e sapatos pretos arrematavam-lhe o figurino. Bem maquiada, apesar da idade avançada. Caminhara com dificuldade para alcançar a fila, no final da galeria. Cabelos grisalhos e tratados, na altura dos ombros,  ornavam-lhe o rosto envelhecido, de aspecto cansado, mesmo seus lábios estando destacados com batom carmim.
     __ Mas a que horas o seu filme começa?
     __ Daqui a pouco, às quatorze horas, respondeu minha amiga.
     __ Ah, o meu é agorinha, às treze e quarenta e cinco! Ah... acho que não dará tempo para eu ir à fisioterapia depois...
     Minha amiga achou engraçada a coincidência, mas preferiu manter-se calada.
     Chegando a vez das duas,  se postaram, então, lado a lado, pois havia dois guichês. Ela prestou atenção na escolha da minha amiga que pediu o assento G 7 e e, então, dirigindo-se à moça que atendia, pediu o  G8!
      Divertida a sua espontaneidade. 
     Saindo dali juntas comenta que está com muita fome e iria antes à lanchonete próxima; afinal, só tinha almoçado gelatina!...E convida a sua atual companhia para ir junto.
     __ Não, obrigada,  somente um cafezinho antes do filme é mais do meu agrado, retrucou Ângela.
     E ficou admirada quando a tal senhora tentando andar com ligeireza, vira-se para ela e diz, sorrindo:__ Ah, como é bom conversar com alguém assim! Parecemos amigas de infância!...
     Assistiram o filme, lado a lado. A senhora almoçara na tal lanchonete uma sopa de aspargos e um filé de frango com batatas... Mas em dez minutos? " Pas possible!", pensou a amiga.
     Comentaram pouco  sobre o filme ; afinal, o celular a distraíra inúmeras vezes , o sono em vários momentos fazia a velha senhora ronronar e, além disto tudo, tinha enchido a sua bolsa grande e escura de couro  com muitas barras de cereal...  
    
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário