quinta-feira, 12 de maio de 2016

A LISTA

     Agora existem uns mosquitos que se tornaram famosos... os de pintas brancas. São bonitinhos!... Já vi um pousado comodamente numa bela rosa, no canteiro de rosas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Pude observá-lo bem.
     Aliás, este é um lugar que vale a pena visitar. Ar puro, canto dos pássaros e verde, muito verde...
     Fiquei um bom tempo sem ir lá, com medo dos mosquitos!... Passei a caminhar no calçadão, ou simplesmente, beber água de coco apreciando o mar . Um pouco difícil é escolher agora um passeio para desfrutar a natureza. Porque é disso que eu mais gosto!


     Cinema? Nem pensar por enquanto, por causa da gripe. "_ Evitemos aglomerações", dizem os entendidos. A vacina já me causou um grande mal estar, portanto, também a evito. Sendo assim, resta-me o consolo dos livros, dos passeios vespertinos nos shoppings, das cafeterias com os amigos, da escrita.
     Gosto muito de viajar a conhecer lugares onde a natureza seja exuberante, como em Foz do Iguaçu, por exemplo.  Atualmente, em virtude desses empecilhos, recuo ante a ideia. Tolho-me. Adoraria vasculhar o Pantanal, conhecer seus pássaros exóticos, perambular por lá. Mas já me avisaram que insetos  não faltam e temos até que tomar a vacina contra a febre amarela antes da viagem... Desisto.
     Confesso que, neste período em  que atravessamos, cheio de inseguranças, a tendência nossa é aquietarmo-nos. Observar o rumo que o país tomará. E , a mim, esta situação presente me faz cautelosa ante gastos extras.
     Se pensarmos demais, em contrapartida, nem sairemos de casa... O perigo pode estar em qualquer lugar, desde a esquina da nossa rua,  até numa ingênua visita aos jardins do Museu da República, onde garças e aves aquáticas nos esperam. Os famigerados aedis egyptis nos espreitam em qualquer lugar!...
 
 

 
     Contudo, a lista de viagens desejadas continua à espera da realização! Mochila nas costas, a minha companheira inseparável das minhas aventuras __ a máquina fotográfica, roupas confortáveis e disposição. Sonho.
 
 

2 comentários:

  1. "Viajar é mudar a roupa da alma." (Mario Quintana)
    Abrs

    ResponderExcluir
  2. Oh... que boa lembrança! Quintana, sempre oportuno. Obrigada, Antônio!

    ResponderExcluir