terça-feira, 17 de maio de 2016

CAUBY

   "...
Mais perto de Deus, como um anjo querido.
E ao relembrar-te a gente diz, então:
Parece um sonho que ele tenha vivido!"
(Quintana)
 
    Tirei o dia. Sim, amigos, tirei o dia pra curtir, pra recordar Cauby Peixoto! Quem diria... eu, aquariana(como ele, Cauby), substituo a acupuntura e o pilates   de hoje para ouvir Cauby em vários vídeos no youtube!...Não que este fosse o motivo inicial__ uma forte dor de cabeça e outras questões me impediram de seguir a rotina, que prezo tanto.
     Quando dou por mim, percebo-me refestelada na pequena poltrona em frente ao computador, deliciando-me com suas apresentações... de tirar o fôlego, de qualquer um mísero mortal, exceto de Cauby.
     Suas entrevistas deliciosas me entretiveram durante a manhã. E reflito sobre este artista, sua vida, seu caminho, sua determinação. Viveu da Arte . Em seu percurso determinou-se a se dedicar, se esmerar na profissão de cantor e intérprete. Alegre, jovial, generoso. E de uma voz e inteligência inquestionáveis.
     A geração atual nada sabe sobre ele. É aquela velha história... O Brasil é um celeiro de artistas criativos, cheios de dons, porém, infelizmente, alguns são criticados pelos motivos mais sórdidos, mais cruéis.  Há que se deter puramente na apreciação da expressão da Arte. E, neste quesito, ele foi imbatível.
     Confesso que, na mocidade,  apreciava sua voz e as canções do seu repertório. Mas espalhavam tantas tolices a respeito  dele... fruto da ignorância e do preconceito, que a minha admiração acabou sendo abalada. Portanto, agora que me sinto livre  e já não sou tão jovem assim, posso fazer minhas escolhas e aclamá-las.
    Era menina e gostava muito de cantar e imitar em casa os cantores da época!... Nada me intimidava. Ângela Maria (A Noiva), Cauby( Conceição) e Dalva de Oliveira( Ave Maria) eram os preferidos. Mas havia uma música em que eu adorava soltar a voz: Granada. Nossa!
     Morava numa casa de vila e, certo dia, a moradora do terreno ao lado veio se certificar se era eu mesma quem cantava. Depois disse, com olhar de admiração que eu alegrava os seus dias... Nunca mais me esqueci nem me esquecerei deste encontro. E até os dias atuais, revejo na minha mente o seu rosto e o seu sorriso.
     Dali em diante, quando eu cantava, achava que já tinha, afinal, uma certa responsabilidade. Não poderia falhar ou decepcionar o meu 'público' cativo.
     Cauby, sempre impecável nas suas apresentações, foi correto até o suspiro derradeiro. Elegante, extravagante como todo artista, genial. Que voz!.. Agora certamente emocionará plateias celestiais.
    
    
    
    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário