domingo, 18 de setembro de 2016

DIA PERFEITO PARA A FELICIDADE INOCENTE

      Poucos são os que reparam nas silenciosas flores... Elas estão por aí, viçosas, oferecendo seu perfume com generosidade.
 
    Hoje fui até o Arpoador tomar aquele solzinho__ digo 'solzinho' porque estava fraco, meio encoberto pelas nuvens e lá notei, no parque Garota de Ipanema, muitas flores. E pássaros a correrem pra cá e pra lá, em seus volteios absurdamente felizes, construindo ninhos despreocupadamente.
    Vi as flores. Especialmente umas grandes e brancas que se alastravam pelos canteiros. E que aroma!...
 "...
Com que ternura as flores bolem,
aos exalos de pólen!
..." *1
      Então, não me contive. Aliás, conter-me por que? Parei . Observei-as detalhadamente. Não eram só as flores que compunham o cenário primaveril. Havia as abelhas, tão febrilmente laboriosas. Inquietei-as por alguns segundos com a minha curiosidade quase infantil.
     Continuei a caminhar, mas voltei. Tinha que registrar, retratar. E no celular, companheiro das minhas idas e vindas, captei  as belas imagens.
     No mesmo instante, um homem parou ali mesmo, e pegou seu celular também. Pensei: " Ora, ora! Ele fará o mesmo. Ficou tocado pela cena e pelos perfumes. " Mas , qual o quê! Ainda sentou-se na beirada cimentada do canteiro, absorto na sua conversa trivial de namorico, amassando parte das folhas das plantas. " _ Oi, meu amor, lembrou-se de mim... Tudo bem?" Ouvi dele. Uma manhã  apropriada ao amor, sem dúvida!...
"...
Quem seu Amor não busca, certo o espera,
ao vir a Primavera.
..." *2
     "Quase ninguém nota as flores", pensei, um tanto resignada. Mas logo recompus-me e continuei meu caminho rico e solitário.
     Aproxima-se  a estação mais bela, certamente, pois com ela vem a pujança das flores e dos pássaros renovando a vida! Não há como negar a força da Natureza. E mesmo nos pequenos detalhes já nos assombra  a sua perfeição absoluta.
 
"...
Por esta Primavera em lirismos acesa,
eu sinto meu amor em toda a Natureza,
e sinto a natureza amando em mim." *3
      Sei que o Japão consagra reverência especial à Primavera. Haikais são produzidos em sua homenagem e a população fica mais atenta à floração. Afinal, a Natureza é o berço do haikai. É um povo com uma cultura muito diferenciada da nossa. Preservam, cultuam o que é nobre e belo, valorizam a Natureza.
" Demorou este ano,
Mas de repente, em toda a parte_
Primavera!" *4
     Os valores, amealhados ao longo do tempo, tornam-se  como um camafeu no coração que nos permite sentir , mais do que simplesmente ver a beleza à nossa volta, nos transmitindo a sensação da felicidade quase conquistada.
    
*1,2,3 Gilka Machado, Estos da Primavera
*4 Paulo Franchetti, Haikai

Nenhum comentário:

Postar um comentário