sábado, 29 de setembro de 2018

ATITUDE ZEN (cont.) - azul

     Sem dramas, sem emoções fortes, nem palavras ásperas. Sem afetações, sem tristezas do passado, nem ansiedade pelo futuro. Assim deve ser a construção do haicai, um exercício contemplativo, um caminho espiritual.
    É necessário para isso estar presente e captar, com atenção plena, algo precioso na natureza tornando-o um registro de três linhas somente, que provoque um tipo especial de emoção.
     Quem está neste percurso, entende que o essencial é que tenhamos desenvolvido em nós uma atitude de leveza diante da vida e de desapego_  tudo é transitório. Sem estas qualidades, será impossível a identificação com este gênero poético popular, originário do Japão, por volta do século XV.
 
lentidão pós chuva_
Um pedaço de arco-íris
No espelho do carro.
(Teruko Oda)
     Pois revelo a quem me lê, que é também necessário um sentimento apaziguado para aquele que deseja usar  cores como ferramenta no tratamento de alguns distúrbios físicos e mentais. As pessoas refratárias às coisas do espírito até poderão sentir os benefícios , porém os efeitos serão breves.
...

     Vimos na postagem anterior alguns detalhes sobre a cor azul. Seguiremos com ela.
    


    

     Características do azul :  a mais imaterial das cores; ela nos acalma,  torna a respiração mais lenta, reduz o calor. Favorece a meditação, ao estado de Paz. Permite-nos vencer o egoísmo, abrindo a porta da compaixão e da intuição.
     Com relação ao corpo físico, o azul trata de anorexia, afonia, apendicite, aftas, abcessos e ajuda a estancar sangramentos.
     Mas, existem as contraindicações! *dica preciosa* Se estiver resfriado, com reumatismo, deprimido ou, ainda, se o seu colesterol está alto... evite usar azul!
     Se precisamos da cor azul e podemos utilizá-la, usemos em roupas e nos nossos ambientes, como na decoração, para visualização. Nestes casos, o azul nos trará calma e serenidade. No entanto, há outros métodos de absorção da cor, que  veremos mais adiante.  
    
 
"No azul do éter repousa o anseio do espírito."     



Nenhum comentário:

Postar um comentário