domingo, 19 de maio de 2019

A TROVA É UM MILAGRE

     Hoje foi dia de trovar na Biblioteca do Clube Municipal. Não pude estar presente, mas imagino que a reunião primou pela alegria e pela confraternização.
     De formação relativamente fácil _ quatro versos, com sentido próprio e tendo cada um sete sílabas métricas, a trova despontou no nosso país no início do século XX.
     Os famosos repentistas do Nordeste costumam usar trovas em suas improvisações. Até D. Pedro I era exímio em trovas! Vamos conferir?
Pelo Brasil dar a vida
manter a Constituição
sustentar a Independência
é a nossa obrigação. 
 
     E já que enveredei neste assunto, vou trazer algumas para a nossa distração.
 
O filho do carpinteiro
foi um artista profundo:
com três cravos e um madeiro
fez a redenção do mundo.
(Raul Pederneiras)
 
 Camões, poeta zarolho,
grande vate português,
via mais por um só olho
do que nós por todos três!
                                                                                     (Paula Nei)
Declaro-me aposentado.
Terminei. Ponto final.
Basta-me o céu estrelado
e as rosas do meu quintal.
(Guerra Junqueiro)
 Como podemos perceber, há trovas de todos os tipos e de todas as intenções. Aproveito para incentivá-los a fazer algumas. É uma bela distração. Se quiserem tirar dúvidas, basta deixar um comentário que responderei em breve.
 Cheguei a me atrever a compor algumas e compartilho  uma com vocês:
 
Em trovas arrumei meus versos
Que compus por inspiração
Pra você quero progresso,
Paz e luz no coração.
 
 
           Até a próxima página, amigos!...
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário