sexta-feira, 10 de maio de 2019

MAGIA DO OUTONO

    Névoa úmida pela manhã; logo depois, lá pelas nove, dez horas, o sol , tímido, surge. Estamos no outono.
     Outono! Estação das frutas __ aprendi na infância. Mas hoje, com a tecnologia avançada, há frutas em qualquer estação... porém... nenhum caqui será tão doce quanto os de agora; nenhum abacate terá a polpa tão saborosa e macia quanto os de agora!
     Enfim, é a mágica época do ano em que desfrutamos da temperatura amena e vivenciamos, naturalmente, com mais facilidade, certas virtudes dos sábios: paciência e serenidade. Nutrimos mais gosto pelo reflexão do que pela fala; a leitura prevalece ante o lazer da praia.
     Hora de rever o guarda-roupa, pesquisar preços, estabelecer certos critérios;  afinal, renovar é preciso!
     Já separei algumas pra modificar bainha, alterar comprimentos, alargar, apertar, modificar, atualizar. "Customizar" (personalizar algo) é a palavra-chave! Para isto, são necessárias algumas qualidades próprias, um certo sentido para a moda, um senso apurado com o que lhe cai bem.
     Fique à frente de um espelho grande _ dizem os experts, e vista as roupas. Observe com atenção o que lhe cai bem, o que ainda se usa. Separe o que precisa de uma retocada, ou aquilo que irá para doação, ou, ainda, o que vai para a caçamba de lixo. Organize-se!
     Para isto, recomendo o método da japonesa Marie Kondo. Muito perspicaz e prática, ela orienta as pessoas a se organizarem. Vale a pena dar uma olhada em algumas abordagens dela.
     Neste período aproveito o sossego, sinto-me mais à vontade para estudar com afinco, dedicar o meu tempo à pesquisa , à prática da pintura e observar a natureza... Ah! Como o nosso mundo é belo!
     Quando sinto necessidade de me enlevar vou à praia, aos jardins, às praças e observo. Contemplo. Mar, árvores, plantas, flores, pássaros... tudo motivo de observação, de atenção plena. As folhas secas , amareladas, rodopiando pelo ar até caírem na terra...
 " ...
Ao pé das muralhas,
apenas árvores seculares,
Nelas, dia e noite,
a voz do outono.
..." (Li Bai)
     Num passeio solitário ao Jardim Botânico, vi um companheiro do grupo de observadores de aves(COA), parado, olhando fixamente para um ponto. Aproximei-me. Qual não foi a minha surpresa ao vê-lo em perfeito contato com um gavião-carijó, pousado num galho próximo. Estavam em sintonia. Que linda cena! Linda, comovente e inacreditável. Muito feliz, contive o meu "Olá!" e permaneci em silêncio, para manter aquele momento e poder observá-lo por mais algum tempo.
     Descubra um bom livro, reveja filmes favoritos, derrame sua emoção nas Artes, permita-se refletir na Vida que o cerca. Estas são boas opções para não passar o seu outono em branco...
    
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário