segunda-feira, 1 de junho de 2020

APOSTEMOS NA CURA

    
      Traduzido precariamente, este é o texto criado por um Guru que, pela mídia, tornou-se muito conhecido.
     Vez ou outra o assisto, pois suas palavras são coerentes, seus ensinamentos têm fundamento.
     Ontem, durante sua preleção, tomou de uma folha de papel e, suavemente, pergunta_ há um enorme auditório em frente a ele _ "_Vocês querem ouvir o poema que fiz sobre o Corona?" E dá um sorrisinho ... 
     Aplausos. Então, sempre com seu jeito calmo , com uma dose de brejeirice, Sadhguru toma do papel e diz, com naturalidade, o poema que ele intitulou ....................  
      
                                         "CIRCA 2020"
Descrevo os olhos dos seres humanos
Oscilando entre o medo e a esperança
Procurando através de portas fechadas
E abrindo janelas
Para detectar vestígios do vírus.
Ele nos lembra como o organismo invisível
Que pôs o mundo de joelhos, dança.
Ele observa como os cuidadosos
São rotulados como covardes
Os muito ousados morrem.
Como as soluções falsas são muitas
E como um organismo minúsculo
Confundiu a humanidade.
Humildemente ele continua ali
E com esse tempo desafiador
Traz à tona
O melhor e o pior
Das diferentes pessoas...
    
      Verdadeiramente, cada um reage de acordo com a bagagem que traz em si. Muitos fazem preces, enviam energias aos doentes, procuram manter a mente sã e atendem às recomendações dos médicos e cientistas; outros fazem diferente: revoltam-se com arrogância.
     Piores são alguns  governantes que se destacam no noticiário,   tentando burlar a lei.  Nefastos ao povo, à sociedade, procuram como um vício_ ganhar dinheiro ilicitamente, com compras de remédios e aparelhos de ventilação superfaturados... Calamitoso comportamento.
     Mas, vejam a flor como um bom exemplo: em seu caule pode até haver espinhos danosos, mas no ápice destaca-se a flor tão bela quanto perfumosa. Assim os humanos: existem os que ferem,  assim como há aqueles que surgem  como flores, espalhando seu doce aroma.
     Apostemos, portanto, na cura do desânimo e da desesperança com o perfume da amizade, a alegria da beleza e o calor do amor.
 
 
    
    
    
     

2 comentários:

  1. Gostei muito das palavras e da poesia do Guru.Estou bem situada entre os que ele descreve como tranquilos e enviando orações e energias positivas para a cura do planeta e seres humanos enquanto, graças a Deus posso me dar ao luxo de cumprir uma quarentena ao pé da letra,nos mínimos detalhes.Esperança ,fé e ir são as palavras do momento e compaixão por aqueles que não conseguem cumprir as normas que o momento pede.

    ResponderExcluir
  2. Maria Izabel querida, obrigada pelo valioso comentário, que nos faz pensar... Qual a nossa atitude nesse momento tão cruel? Pensar nos outros, como irmãos e enviar nossas preces faz bem tanto aos "outros" como a nós próprios. Beijo enorme no teu lindo coração!

    ResponderExcluir