segunda-feira, 18 de julho de 2011

DIA DO TROVADOR

   É. Tem dia. Tem dia certo para homenagearmos, ou simplesmente nos lembrarmos deles que, com suas poesias nos encantam, nos alegram ou, ainda, nosdão tratos à bola.
   Não irei discorrer aqui sobre a trova, sua origem, como era na Idade Média e tal e tal coisa. Não. Apenas, simplesmente me lembrar e aos que me lêem que existiu um poeta de nome literário Luiz Otávio que se interessou por este tipo de literatura, estudou o assunto e fez com que se alastrasse pelo Brasil. Fundou a UBT(União Brasileira de Trovas).Teve, portanto, mérito! 18 de julho era o dia do seu nascimento. Ficou então estabelecida esta data como o Dia do Trovador. Nada mais justo.
   Aqueles que incentivam a cultura, que impulsionam um povo para a melhoria do intelecto, suavizando as penas da vida merecem ser lembrados com gratidão.
   A trova se diferencia da quadra, pois esta faz parte de um poema, não tem vida própria e a trova, não. Ela é livre, sozinha diz tudo. Catulo da Paixão Cearense afirma:" A trova é a mais popular das formas poéticas!" Qualquer pessoa ou sabe ou já ouviu alguma.
De todo lado jogado,
desde os tempos de menino,
eu acho até engraçado
meu destino sem destino...
( Luiz Otávio)

Saudade palavra doce
que traduz tanto amargor;
saudade é como se fosse
espinho cheirando a flor...
(Bastos Tigre)

Duas vidas todos temos,
muitas vezes sem saber:
_ a vida que nós vivemos,
e a que sonhamos viver...
( Luiz Otávio)

Eu, trabalhador desse jeito,
com a força que Deus me deu,
pra sustentar um sujeito
vagabundo que nem eu?
(Orlando Brito)

   Já compus algumas, apesar desta não ser a forma na qual melhor me expresso. Sinto-me mais à vontade criando  versos livres e  versos brancos. Adoto uma maneira particular , natural e despojada de compor. Trabalho(?) com o sentir, com a emoção palpitante, identificando-me com o romantismo, apesar de ser tratado como obsoleto. Nada melhor para mim do que o ritmo intrínseco e a rima desfocada. É um desafio  o jeito descompromissado de poetizar com singeleza e naturalidade. Na realidade, é uma forma de composição que exige boa dose de sofisticação.
   Mas deixarei de lado minhas opiniões e selarei esta página com algumas trovas de minha autoria:

Coração todo florido,
um jeito macio de olhar,
o branco barco desliza
no azul cinza do mar.

Venho pra ti nesse instante
para aprender a amar
Abre teus braços, querido,
quero contigo sonhar!

Meu coração desmanchou-se
Versos de amor declinou
Grande alegria me trouxe
Meu coração trovador.


O SÍMBOLO DA UNIÃO BRASILEIRA DE TROVAS


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário