quinta-feira, 28 de julho de 2011

PORQUE AMO SALVADOR

   Salvador, cidade grande com ares de província. Reconheço que aqui tudo é mais singelo e o seu povo afável e amoroso. Além destes predicados, sustento o meu olhar no horizonte e dou conta de que há uma efervescência, um borbulhar de cores e luzes como em nenhum outro.
   No nosso cancioneiro popular existem muitas referências a esta cidade, sempre chamando a atenção para as suas peculiaridades:

   "...A fé
   A felicidade
   Cidade de Salvador..."

   "...O luar prateia tudo
   Coqueiral, areia e mar..."

   "...Oh! vento que faz cantiga nas folhas
   No alto dos coqueirais
   Oh! vento que ondula as águas..."
 
   "...Coqueiro de Itapuã, coqueiro,
   Areia de Itapuã, areia..."

   "...Dia dois de fevereiro,
   dia de festa no mar
   Eu quero ser o primeiro
   Pra salvar Iemanjá..."
      Posso dizer que o meu sentimento por esta mágica cidade  é estranho, peculiar e tão grande que chega a tomar conta do coração.
   Pancetti, o grande pintor das marinhas, não se iludiu ao afirmar que aqui havia uma luz  muito intensa e cores tão vibrantes como ele nunca pensara existir. Tanto que suas pinturas mudaram radicalmente em termos de luminosidade. De tons frouxos, pastéis esmaecidos inicialmente, passou a fazer as telas vibrarem quando, marinheiro que era, aportou por estas terras.
   Elevo o olhar,  vejo céus extendidos, a proclamarem  liberdade; uma quantidade exacerbada de nuvens multicoloridas; quando me aquieto à beira do mar, ouço cantigas sussurradas, melodias de amor... Quando, à tardinha, me debruço na varanda, me entretenho com  as aves em bandos fartos de cantos e de cores; e o tempo passando lento, moldado pelo sol dilui cansaços antigos, estreita simpatias. 
   Salvador, cidade mística, farfalhenta de sons e cores e luzes. Cidade  exuberante, de sabores  apimentados, de amores ...
   De povo trabalhador, esforçado, estudioso, Salvador se destaca no nosso torrão natal. Ainda, talvez, não tenha percebido todo o seu valor. Tanto do próprio povo quanto das belezas raras das suas paisagens naturais. Inspiração para artistas, poetas, pintores... Salvador! Nunca deixarei de admirar-te!... 



  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário