domingo, 13 de março de 2016

DISCRETO COMO O PAPA-MOSCAS

    
 
 
 
 
 
     Chega uma hora em que o telefone não toca mais. Chega um instante  em que o coração passa a bater  compassado, devagar. Chega um dia  em que você percebe que o número de amigos diminuiu.
    Chega uma hora  em que mudamos o cardápio da batata frita para o purê sem sal. Chega um instante em  que a tintura parece não colorir os cabelos como antes. Chega um momento em  que o táxi é mais seguro.
     Chega um tempo em que os domingos são  tão maçantes! Que as histórias dos filmes parecem repetidas... que é  mais empolgante o silêncio do que a música delirante...
     Chega um tempo em que correr é perigoso, que a coluna enverga, que a  altura diminui, que as unhas não toleram cores e que batom vermelho é coisa pra estudante.
     Chega um tempo... bem, chega o tempo de percorrermos o finzinho daquela estrada desenhada só para nós. Então, nos afeiçoamos ao que  supomos realmente valer a pena... à amizade sincera, ao amor mais puro(por isso que Deus nos dá netos, eu creio), às companhias alegres, bem-humoradas(Ah! Como é inteligente ter humor! Humor leve, discreto como o papa-moscas que se esgueira pelos vários cantinhos na minha mesa de estudos).
     São muitos os sinais que nos alertam  que daqui a pouco andaremos  na rampa ... ou será no declive? Sem pressa, sorveremos a beleza tão exposta agora (ou a nossa percepção é que ficou mais clara?)... ouvindo o cantar mavioso dos pássaros, sentindo o frescor da brisa à sombra das árvores amigas.  
     Muito melhor apreciar a vida com o coração descansado. Muito melhor viver ainda com esperança (de ver uma chuva de flores, por exemplo) e otimismo redobrado( pra garantir o sorriso espontâneo).
 
 
"O mundo meu é pequeno, Senhor.
Tem um rio e um pouco de árvores.
..."
 
 
"...
Agora eu sou tão ocaso!
...
No meu morrer tem uma dor de árvore."
 
(poeta Manoel de Barros)
 
 
 

2 comentários:

  1. Sylvia, adorei. É a nossa verdade. Para que passou dos sessenta a estrada está mais curata. Foi muito bem analisado este momento que chegará para todos nós. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua opiniao e pelas gentis palavras! Grande abraço!

      Excluir