domingo, 20 de novembro de 2016

FLORES OU ESPINHOS?

 

          Vinha pelo caminho habitual, observando as flores que insistem em aparecer nos arbustos mais  esquálidos das redondezas. Amarelas, brancas e rosadas. Diminutos arbustos desfolhados, porém, floridos! E isto faz toda a diferença.
     Olhar com atenção a florescência a romper-se, generosa e fresca, aguça a  mente, lança um sopro de esperança na  alma, refresca o nosso coração doído.
     E gente é como árvore... de repente, as flores da compreensão, o perfume da generosidade são despertados e pode acontecer em qualquer estação da vida. A bondade florescerá, já que vive  latente em nós.
     No caso de gente,  a seiva da criatividade busca, em motivos às vezes banais, um percurso para dar vazão a si própria. Os rebentos soam, muitas vezes, nas Artes, na fala, nas ideias renovadas, nas soluções primorosas.
     Mas há que se notar a si mesmo com atenção para que esta conquista aconteça. Há que se adquirir pela prática a tal atenção plena, ou, como chamam atualmente, mind fulness . O monge tibetano  Tarthang Tulku já dizia que esta é a chave para iniciarmos o longo e definitivo caminho infinito da evolução: perceber-se.
     No caso das árvores, são naturalmente altruístas, doadoras , acolhedoras, bondosas. Já no nosso caso, ainda precisamos meditar ou navegar numa outra trilha que nos alavanque a vontade para as conquistas do espírito; isto se estivermos dispostos, se estivermos despertos! Se não, seremos aquele espinheiro, desprovido de flores,  que ninguém quer por perto.
     De acordo com o mestre Osho _, um dos mais conhecidos e provocativos do século XX, " a mente moderna é uma mente enraivecida"; portanto, é  preciso um certo esforço, várias tentativas para, finalmente , podermos ofertar as flores da amizade , do consolo e da paz. E essa tal felicidade já mora em cada um, é a nossa própria essência! Portanto, mãos à obra! Silenciar e mergulhar  em nós já é um bom começo.
     " Sou árvore, sou tronco, sou raiz, sou folha,
sou graveto, sou mato..."
                                                                      (Cora Coralina)
           
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário