domingo, 26 de novembro de 2017

O PÉ DE AVOCADO

     Levei para casa, dia desses,  um avocado, aquela fruta que parece um abacate pequeno.
      De origem mexicana, trazido para o Brasil por um engenheiro agrônomo em 1975, seu consumo ainda é reduzido. Mais caro e mais magro do que o abacate comum, excelente para diminuir o colesterol, riquíssimo em vitaminas, sais minerais e potássio, tornou-se o queridinho dos esportistas.
     Aliás, devo acrescentar que todos os alimentos de cor verde são benéficos ao coração. Você sabia? Verde é a cor do chakra cardíaco e um grande tônico para o organismo. A cor verde ajusta as vibrações. Não é à toa que nos hospitais ela transita...
     Ideal para comer numa única refeição, geralmente acompanhado de granola,  sem precisar guardar o restante como o abacate comum, que, mesmo na geladeira, escurece.
     Para mim, estava perfeito! Saboreei, num lanche de domingo e achei muito agradável seu paladar. Não sei bem o porquê, deixei o caroço _ do tamanho de uma noz, na janela da cozinha, ao lado do vasinho com alecrim, na altura do meu olhar. Admirava-o todos os dias e pensava que ali estava reservada uma nova vida!
     Ficou durante um bom tempo a me encantar os olhos e a provocar reflexões ... Até que, coloquei-o com delicadeza sobre a terra do vaso à entrada do apartamento, sem pretensões.
    Esqueci-me dele.
    Num dia, como num conto infantil, eis que um belo pé de avocado surgiu!... Lindo, vigoroso, determinado a se desenvolver.
     Preocupo-me com ele, criança ainda, ávido pela vida, ingênuo. Os vizinhos vêm apreciá-lo. Alguém afirmou que é o mais belo abacateiro já visto... coisas assim, de gente entusiasmada com o vigor da natureza.
     Mas estou inquieta. Até quando o pequeno pé de avocado manterá esta desenvoltura? Isto somente o tempo dirá.
    
     


2 comentários:

  1. "Aguadaremos, brincaremos no regato,atê que nos tragam frutos,teu amor,teu coração" (Gilberto Gil)

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Obrigada. Você sempre enriquecendo a nossa página do Blog!

    ResponderExcluir