terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

E O CARNAVAL JÁ PASSOU...

    

 Lá fora, a multidão enlouquecida se lança à folia. Nenhum empecilho aos desvarios típicos do carnaval.
     Os carnavais nos quais brinquei, sem contar os da escola primária, onde primorosamente me apresentava, com fantasias feitas por minha mãe_ exímia em tudo que fosse do lar e da família, que me lembre, foram dois: Um no único clube social de uma cidadezinha do interior do Rio, na época do... "Ei! Você aí!...Me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí!..." , do libriano Moacir Franco, e o outro na Igreja Nossa Senhora da Paz!
     Creiam-me, sim, na igreja! Muito diferente dos nossos tempos de criança, em que carnaval era mau visto pelos clérigos, num tempo em que a farra eram os alegres blocos de rua e os desfiles de fantasias em grandes bailes.
     O padre comparecia logo no início para abençoar a festa. Numa grande sala, onde ocorrem almoços e encontros com finalidades beneficentes, a música e a dança aconteciam.Há poucos anos. Pulávamos como crianças, ao som das marchinhas e cantorias alegres.
     Anteontem me atrevi a ir à praia bem cedinho. Já havia uma movimentação estranha no calçadão. Mas consegui tomar um banho rápido! O mar me enlaçou com suas águas mansas e frescas e mantive aquela sensação durante um bom tempo.
   Pouco depois, o  som altíssimo já invadia o espaço. O carro alto, levando a turma engajada do funk, do batidão estraçalhava.
     O que  faz nesta cidade os que não curtem o carnaval atual, sem cuíca e sem pandeiro? Abasteço-me de filmes na locadora_ hoje revi Alguém Tem Que Ceder, com os primorosos Jack Nicholson, Diane Keaton e Keanu Reeves(lindo!) , ponho em dia a leitura ( sugestão? O Despertar do Coração Budista, de Lama Surya Das, ou Faça o Seu Coração Vibrar, de Osho; Toda Poesia de Paulo Leminski e Pimentas, de Rubem Alves, um adorável cronista que atualmente é meu xodó).
     Além dos de autoria do professor Leandro Karnal, filho de imigrantes alemães que, cada vez mais se destaca na mídia por seu amplo conhecimento e forma magnífica de se expressar.
     Aliás, soube, dia desses, que ele irá assistir de camarote o carnaval da avenida. Uma contradição aos seus enfáticos pronunciamentos. Espero nunca vê-lo no BBB, contrariando o seu discurso tão bem delineado, baseado na sensatez e no equilíbrio...  
     Que cada um encontre a sua maneira de se divertir, se distrair , ou ... de estudar! Por que não? Aproveitar o tempo, que passa rápido(os que já alcançaram a idade da ternura sabem disto com clareza !...)e jamais desperdiçá-lo!
     O tempo_ o senhor de tudo; é com o tempo que aprendemos, que esquecemos o que nos fez mal, que criamos vínculos, que a cura se faz, que estabelecemos hábitos, enfim, o tempo é o grande sábio que governa o mundo e a todos nós. 

 
 
       
       
    


2 comentários:

  1. Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito.Um se chama ontem e outro se chama amanha,portanto hoje é o dia certo para amar,acreditar, e fazer e principalmente viver.(Dalai Lama).abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, amigo! Alias , 16 de fevereiro, meu aniversario, esta mensagem foi um presente. Abrs

      Excluir