quarta-feira, 9 de outubro de 2019

VELHO É O MUNDO!

     Folheando Cora Coralina em Vintém de Cobre, novamente revivi momentos do interior, na cidade de Sapucaia que, semelhante ao interior de Goiás, também mantivera acesos alguns hábitos como o da conversa, entre vizinhos, na calçada...
     E logo me voltou a vontade de escrever aqui, no Blog, à maneira de cronista. De uma insistente cronista. De um alguém que procura dar sentido à vida, já desgastada, mas que teima em reacender , a cada estreia do sol.
     Vira e mexe fatos novos acontecem. É só a gente dar uma saidinha e algo pode nos provocar. E é preciso que estejamos atentos! Ah!... A atenção é que nos torna mais capacitados. Para tudo.
     Dia desses fui até uma das  Lojas Americanas. Lá encontrei o que queria por uma bela oferta: R$ 9,90, dizia a tabuleta, a pilot vermelho, em números grandes! Peguei dois cabides.
     Fui até o caixa. Fila pequena, mas demorou muito o atendimento por causa de uma freguesa que criava caso. Assim que chegou a minha vez, expus o produto e cada um custava, agora, R$ 19,90!
     Levei um baque! Falei com o (um tanto) atrevido funcionário. Digo isto porque, ao me aproximar, depois de lançar-me um olhar arrebatador,  insistia em me bajular: " Que morena de olhos verdes(?), hoje estou com sorte, só mulher bonita aqui no meu balcão..."  Retruquei, apelei para o seu bom senso: " filho, pra você já sou velhinha..." Ao que ele respondeu com tamanho repúdio: " Velho é o mundo!" Bem, não me contive... sorri. Sorri, sorri...
     Ao relatar o ocorrido, pensei que fossem dizer que eu estava enganada, que eu tinha feito confusão. Mas fiquei surpresa! Imediatamente o rapaz foi comigo e verificamos que não havia nenhum cartaz com o preço de oferta! Então, ele procurou a funcionária responsável pela  seção de lingeries e lhe contou o que acontecera, de acordo com a minha narrativa.
     Para o meu espanto sim, a moça confirmou que o preço tinha acabado de ser alterado: de R$9,90 para R$19,90. justamente naquele momentinho em que esperava na fila... E tudo foi resolvido, paguei o menor preço, é claro!
 
"... O trabalhador sente-se forte e seu trabalho se faz leve e ele se esperta / e até mesmo canta, abrindo o eito, estimula os companheiros, / joga pilhéria, graceja e alegra seus parceiros..."
(Cora Coralina)
 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário