quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

PENSO, LOGO EXISTO

 
   A humanidade caminha, caminha, sem paradas... nada poderá detê-la. Será que estamos melhores do que há alguns séculos?
     O que quero dizer com ser melhor  é estar mais confiante, menos mau, mais amistoso, menos ansioso, mais tolerante, menos agressivo, mais amigo, menos fingido...  Será?
     Se você pensar, como eu, que vivemos inúmeras vidas até a nossa depuração, sabe do que estamos falando. Difícil é tocar o coração do ingrato, amenizar o sofrimento moral, distrair o obcecado, curar os insensíveis, encorajar os fracos...
     Mais difícil ainda é conhecer a si próprio: Conhece a ti mesmo!, aconselhou o filósofo Sócrates, presume-se. Uma fala antiga, tão antiga que nem temos certeza do seu autor.
     E, cá entre nós, o que é um filósofo? Eu o comparo a um poeta. Sim, a um poeta! Vejam se tenho razão: filósofo é o cara que pensa, pensa muito e chega a determinadas conclusões. Então, espalha as suas boas sementes a todos ao seu redor, com o único objetivo de provocar reflexão.
    A palavra reflexão é oriunda do verbo refletir = pensar, formar na mente ideias e conceitos, raciocinar .
     É ou não é tal qual um poeta? O poeta está sempre nas nuvens,  capturando ideias, sentindo a vida pulsar de maneira diferente, ressignificando, ou seja, dando um novo significado a algo. E faz-nos pensar de um jeito singular ao expressar-se em  versos.
     E muda o mundo... Como disse Quintana, " O poema não é só para enlevar, mas também para abalar!"
    Tal qual o filósofo, o poeta percebe coisas que ninguém mais vê... canta, com absoluta formosura e espalha com generosidade o seu amor pelo mundo...  
.............................................................................................................
"...
Sei que há céu azul, supremas claridades,
E que as trevas estão nos meus olhos apenas." (Augusto F. Schmidt)
 
"...
Passei anos me procurando por lugares nenhuns.
Até que não me achei _e fui salvo. (Manoel de Barros)
..."
 
" Em todas as coisas da Natureza, existe algo maravilhoso." (Aristóteles)
 
"...
 Ontem o pregador de verdades dele
Falou outra vez comigo.
Falou do sofrimento das classes que trabalham
..." (Alberto Caeiro)
 
"...
Beco das minhas tristezas,
Não me envergonharei de ti!
Foste rua de mulheres?
Todas são filhas de Deus!
..." ( Manuel Bandeira)
 
" A alma precisa da Beleza; a Beleza é o Bem." ( Platão)


Nenhum comentário:

Postar um comentário