domingo, 25 de agosto de 2013

VIVA A ARGENTINA!

    Sol das oito numa sexta-feira preguiçosa, eu me esparramo nas areias ainda frias  de Copacabana, ali, no finalzinho, quase na colônia dos pescadores.
    Pouca gente saboreando o dia. Ainda era cedo e até a véspera fizera muito frio. A proposta era aproveitar rápido, já que o tempo anda incerto e caprichoso. Céu de um azul intenso, águas relativamente calmas e eu usufruindo as delícias do cheiro do mar, do alvoroço das aves.
    Logo avisto uma senhorinha sentada num banco do calçadão, alegre, com sua pequena  máquina fotográfica. Cabelos curtinhos, já grisalhos, a mão esquerda protegida por um elástico escuro e um sorriso estampado no rosto faceiro que lhe dava brilho e transmitia alegria.
    Passei a reparar a cena que se desenrolava pertinho de mim. Primeiro ela inicia uma conversa com o vendedor de cangas_ uma atração à parte para qualquer turista. Depois de um tempinho, ela mesma, decidida, estica o braço e bate uma foto dele. Pronto! Havia conquistado um admirador, que grita, entusiasmado:"_ Viva a Argentina!" 
    Um outro vendedor, desta vez de chapéus, se aproxima, pois o colega o incentiva a chegar perto. E ela, sem cerimônia, pede que lhe tire uma foto com ele. E o abraça, sem titubear. Com a maior naturalidade. Achei o máximo esta atitude tão espontânea e sincera.
    Quando nos deixamos guiar pela inteligência, recebemos a vida com alegria, de braços abertos, sem choro, nem lamentações. Haverá sempre dois caminhos: o da alegria, promovido pela aceitação e o da ranzinzice, quando nos tornamos lamentosos, apegados ao passado onde tínhamos outro estilo de vida, mas, como o nome diz, já passou.
    Resta-nos  o poder da escolha agora, com as possibilidades que temos: sermos felizes ou infelizes. Às vezes, parece que nos acomodarmos reclamando é mais fácil_ não precisa de muito esforço, basta nos queixarmos. Enquanto que para sermos felizes de fato, apreciarmos a vida e darmos boas soluções às diferentes questões que se apresentam é imperiosa a  renovação das atitudes.
    Aproveitei bem a minha manhã: além do sol poderoso que me encharcou de saúde e alegria, pude constatar uma cena singela, mas que me fez pensar.
 
 


   
   
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário