terça-feira, 23 de setembro de 2014

PISCAR DE OLHOS

"Vazio agudo
Ando meio
Cheio de tudo"

Porque o poeta , dizem, 'é um fingidor', mas cá entre nós, tudo o que escreve preserva um tanto de si. Ou é tudo de si. Assim como o escritor curitibano, Paulo Leminski, quem de nós, às vezes, também não sente este vazio?
     A vida passa num piscar de olhos... Fiuuu... Quando você vê, já lá se foram os trinta, os quarenta, os cinquenta... Aí a coisa começa a acelerar. E se você for pobre de ideias e de ideais, está frito! Há que se ter alguma meta. Por mais tênue que seja. Um foco. Um 'por que estou vivo ainda'? E 'pra quê'?... São perguntas que, certamente, levarão você a penetrar__ se já não estiver, no mundo espiritualista, esotérico e seu interesse fará com que sejam abertas as portas de um valioso conhecimento. Talvez, quem sabe, tenha um gosto por artesanato, por música, pela escrita ou por sei lá mais o quê!
     São boas as questões, o filosofar, a busca pela quietude da mente mesmo ante estas curiosidades. Existem tantas matérias onde podemos mergulhar! Precisamos ter um espírito  interessado, bisbilhoteiro para que a saúde mental fique preservada. Um aguçar de interesse pela Vida, pela Criação e ,  a partir daí, estudar!...Sempre. É uma boa dica.
     A literatura é um caminho, porém há leituras que me dão a impressão que estou a perder meu tempo precioso que, afinal, está se esgotando...  Reencarnar não é fácil, dizem os estudiosos. E é na encarnação que temos a grande oportunidade de nos aperfeiçoarmos cada vez mais. Leituras insípidas, que não me enriquecem  abomino. Gosto da leitura que me traga de fato algum lazer ou conhecimento. Não me interesso pela tola erudição.
     Já li que até um simples resfriado nos libera de alguma dívida passada. Pode ser. Quem somos nós para afirmarmos que não? Sabemos pouco porque perdemos tempo com baboseiras. Isto é o de menos. A prática da maldade seria o caos para o próprio ofensor. Portanto, faço como o baiano Rui Barbosa que, inquirido sobre a sua religião, disse, sem pestanejar: " Quando faço o Bem, sinto-me bem; quando pratico o Mal, sinto-me mal. Esta é a minha religião."
     A Arte, sem dúvida, é um caminho para a libertação. Mas  muitos são atraídos para o vício e a má conduta que degrada. Todos nós somos passíveis de sermos atraídos tanto para o Bem_ e esta é a nossa Natureza, quanto para o erro, para a atitude equivocada, que nos afastaria da Felicidade.
     Cada um poderá encontrar o seu próprio caminho, mesmo depois de ter percorrido metade de um centenário. Ou continuará como está. Muita coisa pode mudar se quisermos. Sempre a Vontade a nos impulsionar!...
     Vejo pessoas desconectadas consigo e que apelam para medicamentos pesados, que alteram o cérebro. Vivem a se justificar das grosserias pelos remédios que tomam...
     Outras  se deixam levar por ilusões e abatimentos. Esperar dos outros nos tornará presas de tristezas e lamentos. Olhar para nós mesmos e confiar, acho que é mais correto. Confere a nós prudência e mais acertos. Mas o ser humano é frágil e preguiçoso, indolente, propenso à negatividade.
     Cada um tem o seu tempo. Somos diferentes. Ninguém tem o poder de alterar a linha de raciocínio e de conduta do outro. É pessoal, é íntima a reforma que nos libertará dos grilhões das lamúrias provindas da imensa ignorância que ainda domina  as consciências. 


"Não crie sofrimento, pratique a virtude, seja senhor de sua mente. Eis o ensinamento de todos os budas."
    
    
    
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário