sexta-feira, 27 de abril de 2012

ÁGUA + CONHECIMENTO

     Dizem os cientistas que o nosso corpo minguará sem água, principalmente o cérebro. Estudos e pesquisas são feitos intensamente sobre o cérebro. Sabe-se pouco, ainda.
     Li esta reportagem numa dessas revistas que vem cheinha daquelas informações que em breve esquecemos. A chamada cultura inútil. É a minha preferida quando viajo, pois não pesa, é pequena e, portanto, prática. Li no avião.
     Até que esta edição, além das piadas e informações perfeitamente dispensáveis, chamou-me a atenção. Nunca estivemos tão focados na saúde, na prevenção de doenças, no mistério da vida e da morte.
    Há incoerências na humanidade atual. Fala-se em corrida matinal para manter-se a forma e bebe-se cerveja no fim de semana (dentre outras preferências, piores e mais danosas); fala-se em prevenção da Aids e se esquece da camisinha (abrindo  parênteses, sempre achei esquisita esta história. Não seria bem melhor cada um de nós escolhermos alguém e com esta pessoa  vivermos as delícias do sexo e da vida a dois, incluindo a parceria, a compreensão, a tolerância, a boa vontade, a amizade, enfim, o Amor? Amor... tão cantado e tão mal resolvido nos corações... não sabemos nem amar a nós mesmo!?...quanto mais o outro...)
     Os pinguins, dentre outros animais, são bem resolvidos nesta questão. Escolhem uma parceira e pronto. Está formada a família para toda a vida. Coisa linda!...
     Vi um filme chinês há algum tempo, que me despertou. Realmente, os homens são inquietos, sua natureza é incontrolável. Desviam-se até das próprias convicções, deixando-se atrair por outras. No filme, o homem ao longo da vida, ia 'colecionando' suas esposas; à medida que elas envelheciam, ele procurava outra , mas não despedia a anterior. A ex-esposa contentava-se em permanecer na casa, junto à nova mulher, ajudando-a em alguns procedimentos. E todos viviam felizes para sempre.
     Leio agora um livro onde as ideias de Nietzsche são dissecadas, talvez com o intuito de atingir um público maior, para que o cérebro não derreta de vez. Água, estudo e bom pensamento__passeio da alma, tornarão o cérebro saudável, longe daquelas terríveis doenças ainda incuráveis__ temor de todas as criaturas de idade avançada, já que conseguiram vencer as barreiras dos micróbios, dos vermes , dos virus, das bactérias, da poluiçao e dos acidentes de toda espécie.
     E é um pensamento deste filósofo que deixo aqui para reflexão:" Nosso tesouro está na colmeia de nosso conhecimento. Estamos sempre voltados a essa direção, pois somos insetos alados da natureza, coletores do mel da mente."
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário