domingo, 29 de abril de 2012

TERAPIA JÁ !

    " Não pode!"
  "Não deve!"
  "Isso é feio!"
"Psiu! O adulto está falando!"
Isto é pecado!


     Era tanta opressão que nos acostumávamos; principalmente nós, meninas, doces, atentas e submissas ao que nossos pais determinavam.
     Ainda bem que, com a tal da maturidade, algo aconteceu em nossas consciências. Abriu-se um clarão. Ao longo do tempo, percebíamos que tínhamos ideias proprias, desejos nossos, o coração tinha voz, não era mudo. 
     E, assim, aos poucos, fomos realizando o que realmente importava para nós. 
     Mas, voltando no tempo, recordo-me que na sexta-feira santa não podia falar alto, assobiar(papai sofria, pois vivia assobiando), ou mesmo cantarolar, que era quando minha alma se libertava! Granada era o que mais gostava. Pulmões jovens, força na voz, vontade de me soltar. E quando soube que nossa vizinha curtia meus momentos de estrela, chegando a dizer-me que aquele era o momento mais alegre do seu dia, aí mesmo foi que passei a caprichar. Aliás, pensando melhor, fiquei mais atenta à letra da canção, porque sabia que alguém me ouvia e apreciava. Perdi um tanto da naturalidade. Afinal, não queria  decepcionar ninguém!
     Quando o Semeando Poesia se reuniu nos jardins do Palácio do Catete, em abril passado, na primeira sexta-feira, surpreendi-me. A primeira sexta do mes era sexta-feira santa! Portanto, pensei, talvez ninguém comparecesse. Mas, eu iria. Ah, sim, senhor! Iria dizer poesia no jardim, semear alegria boa, dessa que faz bem ao coração.
     Cheguei mais cedo, como costume, e lá encontrei um casal e um parente deles já à minha espera. Bem, pelo menos mais gente iria compartilhar comigo desta euforia. E foram chegando... as amigas... os curiosos... as pessoas que me avisaram que não iriam , porque teriam compromisso na Igreja...
     Lá estavam todos eles animados, com seus livros, com os poemas seus e de outros autores. Foi uma festa! Ainda tentei dar um tom místico, dizendo Falai de Deus, de Cecília e duas de minha autoria de cunho espiritualista: Deus (originalmente escrita em inglês como You are God! e premiada nos Estados Unidos) e Porquês (consta na Antologia dos Poetas Brasileiros, de 2010).
     Após cerca de duas horas de poesia, uma delas pede para dizer uma piada . Não pude negar. Afinal, são 83 anos de vida, deixou o canto lírico por motivo de saúde e dedica-se agora à literatura, principalmente à feitura de poemas. Não pude negar. Falou e fez todos ali presentes sorrirem. E o que mais precisamos nesses dias? De sorrisos! 
     Como crianças, que descobrem um brinquedo novo e atraente, quase todos também lembraram de alguma piadinha inocente e compartilharam conosco. Foi mágico! Vi rostos que chegaram meio acabrunhados saírem dali sorridentes, felizes.
     O caminho da Arte não tem volta. Preenche tanto os nossos corações, alimenta tanto a nossa alma que viver sem ela está fora de cogitação. Melhor do que terapia, não precisamos remoer o passado injusto.
     Terapia já, de poesia, é claro... 
    




  
    

Um comentário: