quarta-feira, 25 de abril de 2012

INCOERÊNCIAS

     Às vésperas da minha volta ao Rio de Janeiro, comungo com os pássaros e canto alto as  minhas incoerências. Cedinho, a passarada estridente chilreia por entre as folhagens espessas das árvores enfileiradas aqui da rua. E eu, a tudo observo, calada.
     Vontade de ficar, de brincar mais com o netinho, de rever os amigos poetas baianos, com os quais criamos vínculos de admiração e de amizade. Ouvir suas trovas bem construídas, seus haicais libertados, sua poesia forte e repleta de sentimentos.
     Mas o tempo urge. Passo pelo tempo de maneira mais rápida do que gostaria de passar. Deixo alguns corações tão saudosos quanto o meu, que já dá mostras de cansaço. 
     Retornarei a minha Ipanema querida, cenário dos meus dias, em que recuperei alegrias então perdidas e sonhos desgastados. Quando o táxi  que tomo no aeroporto passa pela Lagoa, fico absorta, vendo todo aquele esplendor de natureza. A cidade do Rio de Janeiro é mimosa, agrada os olhos e o coração.
     O que dizer, então, da Pedra do Arpoador?  Sempre ali meditava, ouvindo a cadência do mar e o canto dos pássaros. Até um quero-quero juntou-se a mim, certa vez.
     Quando penso nisto que me espera, os amigos, os grupos aos quais me dedico com a alegria de uma adolescente entusiasmada, renovo a esperança de que conseguirei com tranquilidade me distanciar por algum tempo daqueles com os quais tenho vínculos de família e que amo de paixão.
     Mas sei que, ao chegar ao Rio, aos poucos serei invadida por uma ansiedade atroz de revê-los, de tocar neles, de ouvi-los pessoalmente, não mais por telefone ou skype... Uma vontade danada de acompanhar de perto o crescimento do netinho, suas peraltices e seu progresso. De saber dos planos e verificar o entusiasmo do meu genrinho, de apreciar a face bonita e serena da minha filha, ver com alegria a sua maior realização, a sua intensa dedicação amorosa, o seu mais afortunado título: Mãe! 
     Viver o presente é a solução adequada para nos mantermos em equilíbrio, com saúde e alegria. Controlar essa força chamada ansiedade não é fácil, especialmente quando estamos envolvidos pelo sentimento do amor. Fazer com que o amor se destaque de outros sentimentos é a tarefa a que me proponho no dia a dia.
     Parceria com a alegria e total dedicação à vida, do jeito que ela se apresentar__ este é o roteiro de uma mulher com os pés no chão e o coração alado!...
    
                       (pintura em tinta acrílica, s/papelão da praia do Diabo, Arpoador)
www.flickr.com/photos/sylviapoetisa


Um comentário: