segunda-feira, 2 de abril de 2012

LIVRO INFANTIL É COISA SÉRIA!

       Dia Internacional do Livro Infantil!... É hoje. Para nós, adultos, seria uma excelente leitura. Iríamos voar pelas asas da imaginação com a pureza e a ingenuidade próprias das crianças.
    Faria um bem enorme nos despojarmos da intolerância, da pretensão, da vaidade, dos sentimentos pequenos que nos impedem o avanço. A criatividade fica acanhada quando a arrogância e o orgulho direcionam a jornada do escritor.
     Vejo isto acontecer amiúde e me entristeço. Espano a sombra do desalento com a vontade  de prosseguir.  
       Tão bom aprender com a meninada a simplicidade! Resgatarmos aquela curiosidade, aquele interesse ; querermos descobrir coisas novas e, assim, estimularmos  o nosso apetite pela vida!
     Há muitos anos, quando caiu-me às mãos  Ou Isto Ou Aquilo meu coração vibrou. Acho que isto é o que está faltando:vibração!
     O olhar ávido descortinava a poesia, de fato. Nada se compara ao lirismo e à pureza dos versos de Cecília. Incomparável artista, de uma delicadeza magistral, compunha versos como uma harpista. Era uma artesã da palavra e das idéias. Deixava a palavra soltar-se e, ao mesmo tempo, a conduzia como uma maestrina, com indizível perspicácia, como se a palavra, e somente ela, existisse, livre de todo comando.
     No final de 2010, publiquei um livro de poesias para crianças (dos 8 aos 88!). A maioria eram poesias que já tivera feito há um bom tempo. E fui deixando de lado. Porém, com a chegada de meu netinho, inspirada, decidi-me a lançar Na Trilha da Poesia.
     Aqui, deixo um dos poemas:

    AMULETO
Hoje consertei uma corujinha tosca
Feita de conchas roxas:
Colei sua asinha que estava quebrada
E seu olhinho tão peculiar...
Hoje consertei meu amuleto
Feito os pés de graveto
E o corpo de duas conchas do mar...

     
    
     
    

Um comentário:

  1. Amigos perfeccionistas que me leem, perdoem-me o seguinte engano: a palavra 'ideia' está livre de acentuação!

    ResponderExcluir