quarta-feira, 16 de maio de 2012

ESSA COISA CHAMADA INSPIRAÇÃO

    Li que 'escritor é aquele que todos os dias exerce a arte da escrita'. Ora, ora, então passei a crer que sou mesmo uma escritora!... Porque diariamente sinto um impulso para escrever algo; às vezes, mais poesia; noutras, crônicas, que também aprecio muito. Aliás, atualmente, todo mundo escreve!... Vi até este comentário num filme em que o personagem exclamava: "Hoje em dia, todo americano é escritor!"
    Já nos meus tempos de estudante, tinha prazer em ler e escrever.  Fiz um álbum com uma coleção  de crônicas que apareciam nos jornais da época, principalmente n'O Globo. Deliciava-me ao lê-las. Gostava muito da filha de Drummond, Maria Julieta, que escrevia com tamanha naturalidade, mostrando quão sensível ela era. Deixava transparecer delicadeza e seus textos leves nos despertavam boas emoções.
    Affonso Romano de Santana, cuja escrita primorosa prendia a minha atenção, certa vez, num trecho palpitante, mencionou, convicto: "A Beleza talvez seja a última forma de resistência." Nos dias de hoje ainda medito sobre esta revelação.
    Outro escritor magnífico, sempre relembrado por mim, é Arthur da Távola.  
    Os tempos mudaram, os gostos mudaram, a escrita mudou, mas o desejo continua.
    Alguém me esclareça se a afirmação cigana de que todo escritor é infeliz é verdadeira. Porque quando escrevo, liberto-me; quando pinto, quando digo poesia nos encontros ou mesmo sozinha, em meu quarto, sinto uma leveza, um espraiar de emoção que me faz bem. "_  A arte liberta", já dizia meu  professor de arte durante sua aula no Calouste Gulbenkian. 
    Por acaso, ouço agora, pela Rádio  MEC FM, uma  poesia com música ao fundo: "Caminhemos o eterno efêmero, onde tudo é começo e recomeça..." Lida pelo próprio poeta, João de  Jesus Paes Loureiro, premiado, reconhecido internacionalmente.   "...que ternura no olhar dos azulejos...!"Cita, em  cadência de palavras sonhadas. "...Na corola do amor, a chuva cai... molha as pegadas do destino..."
   Alguém disse:  "Como é que surge essa coisa chamada inspiração? A poesia é achada no interior do poeta. Não adianta querer escrever sobre o que não se sente." 
    Poesia, convenço-me, poesia é para ser moldada e sentida no cerne do coração. 


   
   
   
   
   

2 comentários:

  1. Isso é que é um texto que "prende a leitura" ao mesmo tempo em que nos deixa leve!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu amorzinho! Mommy fica toda toda prosa! Muitos beijos, Deus a ilumine, sempre!

    ResponderExcluir