terça-feira, 22 de maio de 2012

QUE IMPORTA?...


    Causou-me pesar hoje quando estive, pela manhãzinha, na Praça Nossa Senhora da Paz, o tremendo descaso do poder público, dos nossos governantes, do pessoal que responderá, mais cedo ou mais tarde, pela tremenda falta de sensibilidade e de amor ao Rio.
    Fala-se tanto em preservação ambiental, estamos todos aguardando ansiosos o evento do Rio+20 sobre sustentabilidade mas, o que vemos ainda é o descaso. Uma indiferença gritante que dói na nossa alma carioca que ama esta cidade e a Natureza que nela  brada beleza e vida.
    A retórica dos politiqueiros desafina diante de amostras como estas de incompetência e desvalorização do Rio, do que ele tem de puro e bonito para oferecer aos seus cidadãos. Um regalo para todos nós: desde as crianças até os mais velhos. Esta Praça é mesmo um encanto.

   
         O lago hoje estava muito sujo; tudo parecia meio abandonado. Mas as crianças perseveram com suas brincadeiras e com a  sua alegria inocente e cativante. Os idosos também! Exercitando-se ativamente ao sol ameno deste pálido outono,  esperançosos. Gente lendo à sombra, gente passeando , feirinha de produtos orgânicos.
    No entanto, as árvores imponentes e silenciosas pareciam saber da trama: pretendem arrancá-las do solo e remanejá-las para o Jardim Botânico, sem dó nem piedade! Triste espera.
      Não encontrei os pequenos pássaros; somente um socó-dorminhoco à beira e um martim-pescador , atrevido ainda, pousado num galho da palmeira que fica dentro do lago.
    Tudo isso para construírem mais uma desnecessária estação de metrô! Dinheiro público desperdiçado... Existe outra solução, mas talvez cause mais trabalho para planejar e executar. Então, partem para a solução mais rápida.  Afinal, para estas autoridades longe do coração do povo, que não consideram seus apelos, o que importa a vida da natura? Que importa se haverá menos uma praça para as crianças brincarem? Que importa se os velhos perderem este contato maravilhoso com a natureza? Que importa se estes se desconectam cada vez mais dos seus semelhantes, ficando em casa, sem trocar ideias com os da mesma geração? Que importa? Que importa se não mais tivermos a alegria da feirinha de orgânicos, às terças, do pessoal de Petrópolis e Teresópolis que trabalham cheios de contentamento, trazendo seus produtos  de tanta qualidade? Que importa se os pássaros se perderem, se as árvores adoecerem, se nós não queremos esta mudança? Heim? Que importa?
    Já desqualificaram a Praça General Osório!... Com a realização da estação do metrô, esta praça, antes bucólica, agora está arruinada. O chafariz das saracuras, uma relíquia projetada por Mestre Valentim e construído em 1795, está praticamente abandonado. Sempre que cruzo a Praça, suas águas estão lodosas, sujas.
    Estão querendo tirar o encanto das praças.  Deixo aqui  o meu grito de revolta, de tristeza, de indignação.
   

2 comentários:

  1. Concordo que é um absurdo! Países desenvolvidos investem em praças, como opção de lazer para seus moradores. E nós, estamos destruindo recantos de natureza, arte e história!

    ResponderExcluir
  2. Juntemos nossas vozes para que ecoem nos corações empedernidos!...

    ResponderExcluir